FEBF oferece vagas em cursos de licenciatura para professores da rede pública sem formação acadêmica

18/12/202314:04

Começam nesta terça-feira (19) as inscrições online para o Processo Seletivo Especial da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Uerj, localizada em Duque de Caxias. Estão disponíveis 110 vagas, distribuídas entre os cursos de licenciatura em Pedagogia, Geografia e Matemática. Conforme o edital, podem participar os professores das redes públicas de educação básica de Guapimirim e Magé, mediante convênios firmados entre a Universidade e as prefeituras. O processo é conduzido pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea).

A oportunidade é válida para aqueles que não possuem diploma de graduação. Os interessados devem ter ingressado no serviço público por concurso e comprovar pelo menos três anos de exercício da profissão. O cadastramento pode ser feito até 8 de janeiro e o pagamento da taxa (R$ 75), no dia 9 do mesmo mês. Todos os candidatos que atendam aos pré-requisitos estabelecidos, por meio de documentação comprobatória apresentada no ato da matrícula, serão aprovados.

Caso o número de inscritos seja superior ao total de vagas, haverá um sorteio público para preenchimento, previsto para 18 de janeiro. Seguindo o calendário da Uerj, as aulas serão iniciadas no primeiro semestre de 2024.

Para o diretor da FEBF, Luciano Aragão, a iniciativa contribui para a formação continuada dos professores e promove a melhoria do ensino nas séries iniciais nas regiões contempladas. “Isso traz impactos positivos significativos sobre o trabalho docente nas redes e ainda favorece a consolidação dos requisitos contidos nos planos municipais de educação”, ressalta.

“Esta seleção evidencia o pioneirismo da Uerj em ampliar o diálogo com as secretarias locais, reforçando seu papel de destaque na defesa da escola pública, gratuita e de qualidade. Nossa Universidade aprimora projetos e parcerias e se afirma como patrimônio da população da Baixada Fluminense e de todo o estado do Rio de Janeiro”, conclui.

Dúvidas e pedidos de informação podem ser encaminhados para o e-mail ingresso.febf@dsea.uerj.br