Exposição na França apresenta a arte e o processo criativo do carnaval do Rio ao público europeu

25/01/202217:25

O carnaval carioca pode ter sido adiado por aqui, mas já chegou à França com todo o seu colorido, muitas plumas e paetês. A exposição “Carnaval de Rio” está em cartaz no Centre National du Costume de Scène (CNCS), em Moulins, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Em 14 salas temáticas, são exibidas mais de cem fantasias de escolas de samba do Rio de Janeiro, compondo a maior coleção de indumentária carnavalesca já apresentada fora do Brasil. A curadoria é de Felipe Ferreira, criador do Centro de Referência do Carnaval da Uerj e professor dos programas de pós-graduação em Artes e em História da Arte, e de Delphine Pinasa, diretora do CNCS.

A mostra aborda o trabalho dos carnavalescos, os eixos narrativos dos desfiles, as diferentes alas, os destaques e o trabalho de criação nos barracões, terminando em um grande salão espelhado que proporciona ao visitante vislumbrar a experiência de um desfile do Sambódromo. E como a folia não se resume à avenida, a exposição reservou as duas salas iniciais para os blocos, bailes e bate-bolas.

No projeto, a curadoria procurou destacar a diversidade e a riqueza visual presentes nos desfiles das escolas de samba, ressaltando a criatividade popular e a dinâmica das apresentações. Cada sala conta com imagens de vídeo, para que o público possa observar as fantasias em movimento durante a passagem pela passarela do samba, ou apreciar os diferentes processos criativos dos carnavalescos.

Todos os figurinos foram transportados do Rio de Janeiro para a França após o carnaval de 2020. Estão incluídas obras de Rosa Magalhães, Renato e Márcia Lage, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, Leandro Vieira, Jack Vasconcelos, Fabio Ricardo e Alex de Souza, entre outros artistas.

Segundo Felipe Ferreira, a ideia para a realização da mostra surgiu há cerca de três anos. O convite para a curadoria partiu da própria direção do CNCS durante o período de desenvolvimento do projeto, que se mostrou como uma ótima oportunidade para divulgar informação sobre essa importante manifestação cultural brasileira e apresentar à Europa o trabalho de todos os envolvidos na festa.

“A exposição é a primeira grande mostra, a nível internacional, abordando o trabalho de criação para escolas de samba. O fato de divulgar ao público europeu a criação de indumentárias carnavalescas a partir da França, um país muito conceituado na área de moda e figurino, é um aval importante para o reconhecimento do trabalho de criação dos carnavalescos cariocas”, explica Felipe.

A exposição “Carnaval de Rio” é uma parceria entre o Centre National du Costume de Scène, Incentivo Brasil, Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Empresa de Turismo do Rio (Riotur), governo do Estado do Rio de Janeiro e Centro de Referência do Carnaval da Uerj, entre outros.

Criado em fevereiro de 2008, o núcleo da Universidade tem como objetivo estabelecer um espaço privilegiado de discussão e produção do pensamento carnavalesco nacional e mundial, além de divulgar e incentivar o estudo dos temas voltados ao carnaval e sua difusão no país e no mundo.

A exposição “Carnaval de Rio” ficará em cartaz até o dia 30 de abril. Saiba mais no site