Ex-ministro Roberto Amaral formaliza doação, à Uerj, de 12 mil livros de sua coleção particular

15/05/202317:40

Diretoria de Comunicação da Uerj

“A doação só faria sentido se fosse para uma instituição pública de ensino, especialmente no estado que me acolheu”. Com essas palavras, Roberto Amaral, jornalista, professor e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, enfatizou a importância de sua biblioteca ser transferida para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A cerimônia de assinatura do termo de concessão foi realizada na última quinta-feira, 11 de maio, no campus Maracanã. O acordo somente será concretizado após o falecimento do ex-político cearense. 

Roberto Amaral, Mario Carneiro e Leila Andrade

 Amaral destacou que a ação é uma homenagem à Universidade por seu papel na cultura, ensino e ciência do estado. “Eu gosto muito da Uerj por sua importantíssima atuação no Rio de Janeiro e seu pioneirismo na democratização do ingresso ao ensino superior. Espero que essa coleção possa atender o público mais carente, e que o conhecimento transforme os leitores em apaixonados pelos escritores”. 

Com aproximadamente 12 mil exemplares, o acervo inclui publicações raras, primeiras edições e obras de autores como Antônio Houaiss, José Saramago, Jean-Paul Sartre e Gabriel García Márquez. O reitor da Uerj, Mario Carneiro, celebrou a aquisição e a utilidade da biblioteca. “É uma doação feita por uma pessoa extremamente importante para a história deste país, e nós vamos recebê-la com muito orgulho para que os nossos alunos, professores e toda a comunidade tenham acesso a esse maravilhoso acervo”. 

Organizados em temas como História do Brasil, Filologia, Grandes Autores, Memorialística e Estados do Brasil, os livros serão direcionados às unidades da Rede Sirius de Bibliotecas, de acordo com suas respectivas áreas de conhecimento. Destacando a singularidade do arquivo particular, Leila Andrade, diretora da Rede, mencionou detalhes dos itens. “É uma coleção com vida, que representa a linha de pensamento crítico de seu dono, além de conter homenagens que o doador recebeu ao longo da vida. Ela representa um aprimoramento para as nossas 26 bibliotecas que estão em diversos campi da Universidade”. 

Ciente do desejo do ex-ministro em realizar a doação, o professor Bruno Sobral, da Faculdade de Ciências Econômicas, coordenador da Rede Pró-Rio e subsecretário de Planejamento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, articulou o processo em conjunto com a Reitoria. “É um patrimônio significativo para estar em uma universidade, e felizmente tivemos um desfecho positivo”, comemorou o professor. 

Os volumes recebidos ficarão disponíveis no catálogo online para consulta e empréstimo domiciliar. Apenas os exemplares considerados raros e/ou valiosos terão acesso restrito e poderão ser examinados exclusivamente no Núcleo de Memória, Informação e Documentação (Núcleo MID) da Uerj.