Alunos de Engenharia visitam hidrelétricas no sul do Estado

08/05/201911:44

Estudantes da Faculdade de Engenharia da UERJ, que participam do Ramo Estudantil IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers – maior entidade mundial de tecnologia voltada para a humanidade), fizeram uma visita técnica ao complexo de usinas hidrelétricas de Lajes, um dos maiores do Estado, localizado entre os municípios de Piraí e Rio Claro, no Sul Fluminense. Os alunos, acompanhados pelo professor Harold Dias de Mello Júnior, conheceram as três usinas: Fontes Nova, Nilo Peçanha e Pereira Passos, para dar início às celebrações do segundo PES Day.

A visita foi uma aula prática para os alunos entenderem a importância do empreendimento e observarem de perto como funciona um dos principais objetos de estudos da engenharia elétrica. O complexo de três usinas atualmente tem uma capacidade instalada de 612 megawatts e é composto por instalações de represamento com grandes e pequenas centrais hidrelétricas. O local compreende ainda duas estações de bombeamento (Santa Cecília e Vigário), além de um conjunto de reservatórios, barragens, diques e estruturas hidráulicas associadas.

O sistema elétrico visitado está relacionado ao sistema de abastecimento de água. Pelas usinas e reservatórios, passam 96% de toda a água consumida na cidade do Rio de Janeiro e na região metropolitana.

Os alunos também puderam saber sobre a história da construção e operação do complexo. A usina de Fontes, agora chamada Fontes Velha, foi a primeira a ser desenvolvida no local, construída para garantir que a capital do Brasil, na época, o Rio de Janeiro, tivesse fornecimento de energia, e assim, condições suficientes de desenvolvimento. Esta era uma das maiores usinas hidrelétricas do país quando iniciou sua operação em 1908. Sendo pioneira em muitos sentidos, foi desativada em 1989.