Entrega do Prêmio Anísio Teixeira e homenagens aos servidores marcam a celebração dos 72 anos da Uerj

09/12/202209:15

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) comemorou seus 72 anos prestigiando aqueles que ajudam a construir diariamente a instituição. Em solenidade realizada na última quarta-feira (7), no Teatro Odylo Costa, filho, os servidores que completaram, em 2022, 25 e 40 anos de trabalho receberam homenagens por sua dedicação.

O Teatro Odylo Costa, filho foi o palco das homenagens

Na mesma ocasião, 20 técnico-administrativos que se destacaram em suas atividades laborais este ano tiveram a sua contribuição reconhecida com a entrega da segunda edição do Prêmio Anísio Teixeira. E uma nova modalidade de reconhecimento profissional foi inaugurada no evento, com a outorga do título de Técnico Emérito para o aposentado Ary Pereira de Miranda, após 58 anos atuando na Uerj. Tudo isso embalado pelas apresentações do grupo Sei Que Dá Samba, formado por dez servidores da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), que estreou nos palcos durante a cerimônia.

Abrindo a solenidade, o reitor Mario Carneiro relembrou os desafios enfrentados pela comunidade acadêmica nos últimos dois anos, destacando a resiliência de técnico-administrativos, profissionais da Saúde e docentes da instituição durante a pandemia de Covid-19. “A Uerj sempre nos demonstra que, mesmo nas condições mais desfavoráveis, podem brotar os mais saborosos frutos. Eu pediria a cada um que relembrasse os seus primeiros momentos na instituição, o que era a Universidade antes e o que ela é hoje. Se tem uma coisa que as pessoas aprendem quando chegam aqui é amar a Uerj. Esta Universidade tem algo de contagiante que nos atrai, nos engaja e nos faz lutar para que ela não seja atacada”, afirmou.

A superintendente de Gestão de Pessoas e presidente da Comissão Organizadora do evento, Cláudia Rebello de Mello, sublinhou a importância dos servidores nos 72 anos de história da Universidade. “Nestas últimas sete décadas, a Uerj vem lutando e resistindo aos diversos desafios que lhe são impostos. E, se alcançou essa marca, é porque conta com pessoas especiais. Pessoas que acreditam num projeto de uma universidade pública gratuita, de qualidade, que se assenta em seus pilares de ensino, pesquisa e extensão. Por isso, é preciso reconhecer e prestar a devida homenagem a que nossos brilhantes profissionais fazem jus”.

Prêmio Anísio Teixeira

Prêmio: 20 técnicos foram condecorados
Eneida Leão representou os premiados

A comemoração também foi a ocasião ideal para a entrega do Prêmio Anísio Teixeira. Em sua segunda edição, 20 servidores técnico-administrativos foram premiados e outros 94 indicados receberam menção honrosa. Saiba quem foram os condecorados com uma placa comemorativa, que também vão receber o valor correspondente a um mês de vencimento-base no pagamento de dezembro/2022.

Representando os vencedores, a coordenadora de Projetos Especiais da Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj, Eneida Leão Teixeira, ressaltou o papel dos servidores públicos na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual em uma instituição de ensino comprometida com a excelência acadêmica, a inclusão, o acolhimento e o respeito às diferenças. “É essa postura revolucionária que nos identifica, que nos une, que nos torna iguais e únicos. E, obviamente, também nos enche de orgulho, que nos contagia, nos alimenta a coragem para nos desafiarmos em nosso dia a dia, a querermos sempre fazer mais e melhor”, frisou. “Iniciativas como o Prêmio Anísio Teixeira, que vêm reconhecer todo esse esforço, são muito oportunas e necessárias. A valorização desse compromisso com a Uerj é um estímulo e também um gesto de afeto”.

Homenagens aos servidores

Tradicionalmente, na semana de seu aniversário, a Reitoria e a SGP prestam homenagem aos docentes e técnico-administrativos que completam 25 e 40 anos de dedicação à Uerj, como forma de reconhecimento. Em 2022, um total de 242 servidores receberam as homenagens. Confira a lista completa.

Servidores com 40 anos de Uerj
Servidores com 25 anos de Uerj

A coordenadora técnica da Rede Memória Institucional Professora Nilcea Freire, Maria Georgina Muniz Washington, representou os 74 servidores homenageados que completaram 40 anos. Segundo ela, a geração que chegou em 1982 ajudou e viu crescer a graduação, a pós-graduação e a extensão da Uerj. “Os ‘quarentões’ e ‘quarentonas’ aqui presentes contribuíram, e muito, para a Uerj ser e estar como é nos dias de hoje. Cada um aqui é criador e fruto desses anos. Somos parte do alicerce desta casa. A turma de 1982 agradece à Uerj por termos podido compartilhar nestes anos esse crescimento”, disse.

Já o técnico-administrativo do Departamento de Gestão e Acompanhamento Funcional (DGAF/SGP), Flavio de Melo Fahur, falou em nome dos 168 servidores que completaram 25 anos de trabalho em 2022. Citando um verso da poeta Cora Coralina – “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo” –, ele deixou uma mensagem de esperança e motivação não apenas aos homenageados, mas a todos os servidores da Universidade. “Devemos ter orgulho de trabalhar na Uerj, que sempre esteve na vanguarda da luta por direitos”, recomendou. “Por estarmos em uma universidade, que tenhamos a sabedoria de aproveitar a ‘escola da vida’ e estejamos sempre ‘matriculados’ nela, mas sobretudo que tenhamos a generosidade de convidar o próximo também a se matricular”, concluiu.