Encontrão Agenda Rio 2030 irá debater políticas públicas para o Rio de Janeiro

17/02/202011:36

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coordenadora da Rede de Estudos em Planejamento e Política Pública Regional Orientada ao Rio de Janeiro (Rede Pró-Rio), recebe nesta terça-feira (18/02), na Faculdade de Ciências Econômicas, o Encontrão Agenda Rio 2030. Organizado pela Casa Fluminense, integrante da Rede, o evento reúne especialistas e representantes da sociedade civil atuantes no Estado para refletir sobre o futuro da região metropolitana, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Essa iniciativa é fundamental, e faz parte do processo de consolidação da Rede Pró-Rio, que é sediada na Uerj. A partir desse evento, abrimos uma grande agenda de discussões sobre políticas públicas para nossa região, com a Universidade no centro do debate de propostas multidimensionais. Vamos trazer a sociedade, por meio de suas lideranças, para refletir e começar a consolidar uma visão estratégica para o Estado do Rio de Janeiro”, avalia o professor Bruno Sobral, um dos coordenadores executivos da Rede Pró-Rio.

O debate terá oito eixos – Política Metropolitana; Emprego e Renda; Mobilidade Urbana; Segurança Pública e Direito à Vida; Saneamento Básico e Baía de Guanabara; Acesso à Saúde, Educação e Cultura; Cidade para Conviver; Gestão Pública, Transparência e Participação. Os resultados irão orientar o monitoramento das políticas e atos da gestão pública, servindo de subsídio às ações da Rede Pró-Rio. O evento é aberto ao público e não é necessária a inscrição prévia. Veja as propostas da Agenda Rio 2030.

 

Sobre os organizadores

A Casa Fluminense trabalha pela promoção de igualdade, aprofundamento democrático e desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro e é membro da Rede Pró-Rio, composta por intelectuais, lideranças e instituições envolvidas com ações, projetos e estudos sobre questões estratégicas do Estado, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e as políticas públicas.

Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa, diz que muitas lideranças sociais e membros da sociedade civil organizada foram convidados para o Encontrão. “O evento parte dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, mas buscando territorializar os pontos específicos para a metrópole do Rio de Janeiro”, explica.

A Uerj não apenas sedia o encontro, mas está se manifestando de maneira institucional como interessada em se voltar para uma linha estratégica de articulação em rede ampla, apoiada no tripé: comunidade acadêmica fluminense, gestores públicos e entidades da sociedade civil organizada.

 

Programe-se:

Encontrão Agenda Rio 2030 

Local: Faculdade de Ciências Econômicas – Campus Maracanã – Rua São Francisco Xavier, 524 – bloco F, salas 8058 e 8059, 8º andar.

Horário: 14h às 17h