Startup da Uerj desenvolve aplicativo para prevenção e monitoramento do coronavírus

01/09/202012:42

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Wiiglo – startup de base tecnológica da incubadora de empresas Phoenix, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – desenvolveu um aplicativo que informa locais com maior risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O Foursafe Covid-19 é uma plataforma de impacto social, gratuita, colaborativa e de geolocalização, que irá oferecer informações para a população em tempo real. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para a prevenção, ainda mais com a possibilidade de nova subida na curva da Covid-19.

Os sócios da startup e ex-alunos de graduação e mestrado em Engenharia da Universidade, Victor Azevedo e Daniel Morim, contaram com a colaboração dos pesquisadores Andréa Sobral, Reinaldo Souza-Santos e André Perissé, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz. Além deles, vários outros laboratórios de pesquisa da Uerj também contribuíram com o projeto. “É uma plataforma de informação, de proteção às pessoas. Tivemos a contribuição de diversos especialistas, como os pesquisadores da Fiocruz, que nos ajudaram na elaboração das perguntas e da matriz de risco”, explica o engenheiro Daniel Morim.

Os desenvolvedores destacam que o aplicativo armazena dados anônimos, apenas para fins estatísticos e de geração de modelos matemáticos para análise da situação. Eles explicam ainda que a ferramenta será importante para monitorar ciclos futuros de surtos e epidemias, ajudando a identificar, com antecedência, novos problemas desta natureza.

“O Foursafe Covid-19 tem relevância para o monitoramento de casos suspeitos e confirmados da doença, principalmente daquelas pessoas que não procuram uma unidade de saúde. Em um cenário de flexibilização do isolamento, será necessário identificar e monitorar novos casos para evitar outros ciclos de quarentena. Isso trará segurança ao usuário do aplicativo, que poderá avaliar o risco de contaminação nos locais próximos à sua casa, ao seu trabalho ou, até mesmo, no transporte que utiliza”, revela Victor Azevedo.

O grupo já fez o encaminhamento do App aos gestores da Play Store e da Apple Store, e espera que, em breve, o Foursafe esteja disponível para uso pelo celular.

Aplicação original

O Foursafe foi planejado e desenvolvido originalmente como plataforma de informação para proteção contra deslizamentos e alagamentos, com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

No fim do ano passado, a plataforma foi um dos projetos selecionados no II Desafio COR – Smart City, Smart People, que teve como tema a mobilidade urbana, promovido pelo Centro de Operações Rio (COR).

Além disso, a empresa também foi uma das finalistas ao prêmio de inovação INNXBR (Innovation By Brazil), de melhor startup brasileira na categoria de impacto social, com a plataforma original. Uma premiação em que as indicações são realizadas por parceiros de captação e avaliadas, de forma independente, por uma banca.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das cidades e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Wiiglo pretende realizar novas parcerias de cooperação técnica com prefeituras, para trazer mais inteligência à gestão por meio do Foursafe. “Contamos sempre com o embasamento técnico de especialistas em cada área para elaboração do aplicativo, por meio de parcerias estratégicas tanto no meio acadêmico como nos órgãos oficiais”, destaca Victor Azevedo.

Oportunidade de iniciação tecnológica

O projeto foi também contemplado pelo edital do Programa de Iniciação Tecnológica (IT) de 2019.2 da Faperj. Entre as 146 propostas submetidas, a Wiiglo foi uma das 73 selecionadas e recebeu duas bolsas de iniciação tecnológica.
No momento, o processo seletivo está aberto para preenchimento dessas vagas. Se você é graduando em Ciências Exatas (do 3º ao 8º período) envie um e-mail com o seu currículo e histórico para recrutamento@wiiglo.com.