Em reconhecimento pela dedicação à Educação, Uerj concede título de Professora Emérita a Nilda Alves

24/03/202318:20

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu, nesta quinta-feira (23), o título de Professora Emérita a Nilda Guimarães Alves, referência na área de Educação no Brasil. A honraria é entregue ao professor titular que tenha se  aposentado após pelo menos 20 anos de serviço à instituição e se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.

Na cerimônia realizada na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, o reitor Mario Carneiro ressaltou a relevância do legado de Nilda Alves. “Homenagear uma pessoa como ela é muito importante, devido à sua história maravilhosa com a Educação e com a nossa Universidade. Eu tive o prazer de acompanhar o seu trabalho, inclusive quando ela foi presidente da Associação de Docentes da Uerj. Desempenhou um papel importantíssimo na aprovação de algumas questões que foram marcantes para os professores da casa”, afirmou.

A professora Ana Chrystina Mignot, que atuou junto a Nilda ao longo de sua jornada na instituição, prestou homenagens. “Nós estamos muito emocionados na Faculdade de Educação com esse título. É a primeira professora da nossa unidade acadêmica a ter tamanho reconhecimento. É relevante pelo que ela fez não só pela Uerj como também pela Educação do país como um todo. Nilda tem uma linda trajetória na área. Foi presidente de associações nacionais, lutando pela causa, e sempre esteve presente, dentro da Universidade, nas pequenas e grandes questões que enfrentamos”.

Com muita alegria, Nilda agradeceu. “É uma honra enorme receber o maior título que a Universidade concede a professores. Ainda mais vendo nessa cerimônia pessoas que estimo, como colegas de trabalho e ex-alunos. É um momento muito especial para mim. Existe uma estatística de quantas gerações foram formadas por um docente. Eu formei quatro –  é como se já tivesse bisnetos acadêmicos. É muito honroso saber que pude contribuir com a formação de tantas pessoas”, disse.

Com graduação em Geografia pela UFRJ, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula e doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes, Paris V, na França, Nilda Alves é líder do grupo de pesquisas “Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons” na Uerj-CNPq. Também foi fundadora do Laboratório “Educação, Imagens e Sons” da Universidade, dentre outras diversas atividades.