Em entrevista, futura reitora da Uerj elenca prioridades e desafios da gestão nos próximos quatro anos

14/12/202318:07

A professora titular Gulnar Azevedo, do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), assume a Reitoria da Uerj em janeiro. Eleita em segundo turno com 55,1% dos pontos, a docente conquistou 8.651 votos, juntamente com Bruno Deusdará, do Instituto de Letras (ILE). Em entrevista à diretora de Comunicação Social (Comuns), Ana Cláudia Theme, a futura reitora falou de planos e desafios para os próximos quatro anos.

Carioca e ex-aluna da Universidade, Gulnar desenvolve pesquisas na área de epidemiologia de doenças crônicas, com foco na avaliação de políticas de controle do câncer. Entre 2018 e 2021, foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em 2022, ganhou o 3º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, área de Biológicas e Saúde, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

No encontro realizado nos estúdios da TV Uerj na última quarta-feira (13), Gulnar abordou diferentes temas relevantes à comunidade acadêmica, como a questão orçamentária, a modernização da estrutura física dos campi, o preenchimento das vagas ofertadas e a expansão do investimento em pós-graduação e pesquisa. Ressaltou a importância de garantir o pagamento de bolsas e auxílios e a criação de estratégias de valorização do trabalho dos servidores técnico-administrativos, além da aprovação do Plano de Carreira da categoria, em discussão na Alerj. Também apontou a necessidade da curricularização da extensão e a adequação dos cursos à realidade atual, entre outros assuntos.

Assista na íntegra a entrevista na TV Uerj: