Eleições Gerais Uerj 2023: votação para a Reitoria será decidida em segundo turno; confira as chapas já eleitas

13/11/202321:03

A comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) elegeu, em primeiro turno, os diretores das unidades acadêmicas, unidades de saúde, Centro de Produção (Cepuerj) e Rede Sirius de Bibliotecas para o período 2023-2027. A votação, realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, teve a participação de mais de 14 mil alunos, docentes e técnicos administrativos. A relação completa das chapas vencedoras e o quantitativo de votos, distribuídos por unidades e categorias, assim como o quantitativo daqueles que votaram online pelo Projeto Piloto,  já foram disponibilizados pela Secretaria dos Conselhos (Secon).

Segundo turno para Reitoria e dois centros

A votação definiu que haverá segundo turno para a Reitoria. A chapa 10, formada pelos professores Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará, obteve 48,6% dos pontos e vai enfrentar a chapa 30, dos professores Mario Carneiro e Lincoln Tavares, que alcançou 40,2%. A chapa 20, de Maria Isabel de Castro e Jacques Dias, ficou em terceiro lugar, com 11,2%.

No Centro de Educação e Humanidades, o professor Roberto Dória foi eleito, com 69,5% dos pontos, enquanto Nádia Pimenta Lima venceu no Centro de Tecnologia e Ciências, com 55%. Já o Centro Biomédico terá nova votação entre Mario Fritsch e Jorge Carvalho. No Centro de Ciências Sociais, concorrem José Ricardo Cunha e Renato Veloso.

Cada pontuação foi calculada usando uma fórmula que considera o total de votos válidos e a paridade entre os três diferentes grupos (alunos, docentes e técnicos), conforme aponta o Comunicado 21 da Comissão Eleitoral Geral (CEG). A apuração para Reitoria e centros foi finalizada na madrugada de sexta-feira (10), no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã, com transmissão dos resultados em tempo real pela TV Uerj.

“Neste primeiro turno, vivenciamos uma acirrada disputa, com intensa participação de estudantes e servidores. A Universidade demonstrou, mais uma vez, sua vocação para indicar caminhos para a consolidação das práticas democráticas no país”, comenta a professora Lucia Helena Salgado, da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e presidente da CEG. “A grande vitoriosa neste pleito foi a comunidade uerjiana”, frisa.

Confira na página da Secon (Eleições Gerais 2023) os currículos dos candidatos à Reitoria e aos centros setoriais ainda indefinidos. O segundo turno ocorre de 28 a 30 de novembro.