Eleições Gerais Uerj 2023: votação em primeiro turno ocorre de 7 a 9 de novembro

01/11/202317:53

Diretoria de Comunicação da Uerj

Começa nesta terça (7) e vai até quinta-feira (9) o primeiro turno das Eleições Gerais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2023. Alunos, professores e técnicos vão eleger a nova Reitoria para o quadriênio 2024-2027. No mesmo pleito, também serão escolhidos os diretores dos centros setoriais, das unidades acadêmicas, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC), do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj) e da Rede Sirius de Bibliotecas.

Confira a relação com os números e integrantes das chapas inscritas e homologadas para todas as unidades, aprovada pela Comissão Eleitoral Geral (CEG). Para votar, o eleitor deve comparecer às urnas instaladas em diversos pontos da Uerj, apresentando documento de identificação oficial com foto. Consulte no Comunicado 20 os locais e horários das 37 seções eleitorais, além dos cargos para os quais cada um vota.

Nesta edição, foi implementado um projeto-piloto com a utilização do sistema eletrônico Helios Voting para Rede Sirius, Cepuerj, Hupe e PPC. Os membros dessas unidades poderão votar de qualquer lugar dentro das dependências da Uerj, pelo site https://www.eleicoes.uerj.br, das 10h de terça até as 18h de quinta.

O dispositivo móvel ou computador deve estar conectado diretamente à rede oficial da Universidade ou pelo Wi-Fi Uerj ou EduRoam (acessados com CPF e senha do ID Único). Também haverá terminais distribuídos nas seções do Hupe, PPC e no hall do térreo do Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã. Por meio de criptografia, são garantidos o sigilo do voto e a lisura do processo, que é totalmente auditável e avaliado por especialistas.

Participação da comunidade universitária

Têm direito a voto todos os servidores efetivos e estudantes matriculados, até 31 de maio, em disciplinas nos cursos presenciais de graduação, mestrado, doutorado e residência, bem como alunos do 9º ano do ensino fundamental e os do ensino médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj).

O colégio eleitoral da Uerj é estimado em cerca de 50 mil pessoas, número equivalente à soma das populações dos municípios fluminenses de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e Cantagalo, na Região Serrana. Veja a listagem consolidada.

“As Eleições Gerais 2023 representam um chamamento a toda a comunidade acadêmica para refletir e debater a Uerj que queremos construir. É uma oportunidade única para ouvir e se fazer ouvir no desenho das plataformas dos candidatos”, destaca a professora Lucia Helena Salgado e Silva, da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e presidente da Comissão Eleitoral Geral.

“Tanto candidaturas concorrentes como chapas únicas têm suas propostas para a condução na Universidade nos próximos quatro anos. Participar dos debates e trazer contribuições para os postulantes à direção da sua unidade, dos centros e da Reitoria é construir uma gestão participativa”, acrescenta.

Três chapas concorrem aos cargos máximos da Universidade:

Chapa 10 – Gulnar Azevedo (Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro) e Bruno Deusdará (Instituto de Letras);
Chapa 20 – Maria Isabel de Castro (Faculdade de Odontologia) e Jacques Dias (Faculdade de Tecnologia)
Chapa 30 – Mario Carneiro (Faculdade de Odontologia) e Lincoln Tavares (Instituto de Geografia)

Leia na página da Secretaria dos Conselhos (Secon) os currículos dos candidatos à Reitoria e aos Centros Setoriais.

A apuração será iniciada após o encerramento das seções, às 20h, em 9 de novembro. O resultado da votação do primeiro turno será divulgado no dia 13, às 10h. Já o segundo turno, se for necessário, está marcado para os dias 28 a 30 do mesmo mês.

Confira o calendário eleitoral completo:

Votação 1º Turno: de 7 a 9 de novembro
Apuração: 9 de novembro
Divulgação do resultado do 1º turno e homologação (se não houver 2º turno): 13 de novembro, às 10h

Em caso de 2º Turno:
Período de propaganda eleitoral: de 13 a 27 de novembro
Votação: de 28 a 30 de novembro
Apuração: 30 de novembro
Divulgação do resultado e homologação final: 8 de dezembro