Drive-thru de vacinação da Uerj será interrompido até 25/03, mas posto de pedestres funcionará para a 1ª dose

12/03/202111:19

A vacinação contra a Covid-19 no drive-thru do campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que vinha funcionando exclusivamente para ministrar a segunda dose de quem já tinha sido vacinado no local, será interrompida a partir da próxima segunda-feira (15) e retomada no dia 25 de março para quem já tinha o retorno agendado. Desde a abertura do drive-thru, em fevereiro, a equipe de voluntários da Uerj vacinou cerca de 23 mil pessoas.

Já o atendimento para quem busca a primeira dose do imunizante permanece sendo realizado no campus, no posto de vacinação para pedestres montado em frente à Concha Acústica Marielle Franco, de acordo com a disponibilidade de vacinas e seguindo o calendário da Prefeitura do Rio. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com entrada pelo portão 1, na Avenida Radial Oeste.

Compromisso social

Para a professora Luiza Mara, diretora da Faculdade de Enfermagem, a vacinação contra a Covid-19 representa bem o impacto positivo da ciência e a importância da atuação universitária junto à sociedade. “Tem sido uma experiência inédita, que honra o papel da universidade pública perante a população”, ressalta. De acordo com a professora, o número de pessoas imunizadas na Uerj corresponde a cerca de 7% da população idosa que foi vacinada no município. “Sem dúvida, uma marca impressionante, que não seria possível sem o envolvimento de professores, residentes e estudantes que participam de forma voluntária”, conclui.

O esquema especial montado para o drive-thru, sob a coordenação da Faculdade de Enfermagem e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), envolve 25 vacinadores por dia, além de vários escribas responsáveis pelo cadastro.

A vacinação para pedestres conta com a parceria das equipes da Policlínica Piquet Carneiro e do Hospital Universitário Pedro Ernesto. No total, são 6 vacinadores, 12 escribas e dois supervisores.