Diretoria de Comunicação Social lança nova edição do Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj

10/07/202317:54

O valor da marca de uma organização está atrelado à preservação de sua integridade diante de seus mais diversos públicos, e com a Uerj não é diferente. Com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e orientar quanto ao uso correto da marca da Universidade, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) acaba de lançar a 2ª edição do Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj.

Com ilustrações e exemplos, a publicação apresenta orientações práticas para a aplicação correta da marca Uerj a fundos de diversas cores, sozinha e em conjunto com outras marcas, com indicação de proporções, paleta de cores, tipologia e muito mais.

De acordo com coordenadora de Gestão e Produção de Conteúdo da Comuns, Flavia Astorga, houve ajustes em relação à edição anterior, de 2021: “Foram inseridos os layouts dos novos cartões universitários, para identificação da comunidade acadêmica – alunos, servidores e terceirizados – e alteramos a indicação de uso da marca nos tons originais sobre fundos coloridos, algo que gerava muita dúvida. Antes, o critério era a legibilidade, mas percebemos que isso era muito subjetivo. Então passamos a orientar o uso da marca em cores apenas em fundo branco; em todos os demais casos, deve-se optar pelas versões em preto ou em branco”.

Mas a missão de conscientizar a comunidade acadêmica e os parceiros externos sobre o uso responsável da marca Uerj não para por aí. Foi desenvolvida uma campanha para reforçar as regras de aplicação contidas no Manual e, assim, prevenir os usos equivocados e indevidos. A ação será veiculada simultaneamente nas mídias sociais oficiais da Universidade e da Comuns e incluirá um quiz com exemplos de erros e acertos, com o objetivo de ensinar ao público, de forma divertida, os bons usos dessa marca tão significativa para o país e que é sinônimo de resistência há mais de 70 anos.

O material está disponível para download no Portal Uerj em formato digital e em versão acessível para usuários de leitores de tela, junto aos arquivos da marca em vetor e bitmap.