Diretoria de Comunicação Social da Uerj lança informativo eletrônico voltado ao público interno

14/11/202315:54

Concebido como um espaço para unir e valorizar quem faz a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) acontecer, o novo boletim eletrônico Direto ao Ponto foi lançado nesta segunda-feira, 13 de novembro. Produzido pela equipe da Diretoria de Comunicação Social (Comuns), o informativo é um canal de notícias, reportagens e entrevistas destinado aos trabalhadores da instituição, que o receberão quinzenalmente por e-mail. Os conteúdos ficarão disponíveis no site do Direto ao Ponto e serão sempre atualizados.

De acordo com a diretora da Comuns, Ana Cláudia Theme, o informativo chega para preencher uma lacuna na comunicação da Universidade. “Percebemos a necessidade de estabelecer um canal mais direto com o público interno da Uerj, que equivale à população de um município. A ideia é contribuir para promover a integração e o senso de pertencimento em nossa comunidade, que é geograficamente dispersa pelos campi e unidades no Estado do Rio, ao mesmo tempo fazendo circular informações relevantes para os servidores e colaboradores”, destaca.

A coordenadora de Gestão e Produção de Conteúdo da Comuns, Flavia Astorga, distingue o novo informativo dos outros canais de comunicação da Universidade. “Nossa proposta é mostrar temas de interesse desse público, que muitas vezes deixavam de ser divulgados por falta de um canal adequado. Afinal, o portal da Uerj na internet e as mídias sociais oficiais falam não só para a comunidade acadêmica, mas também a toda a sociedade. Já o Direto ao Ponto vai se dirigir aos técnicos, professores e colaboradores”, explica.

Editorias e seções sob medida

O conteúdo do Direto ao Ponto está organizado em editorias, como: “Somos Uerj”, detalhando a história e funcionamento de diferentes setores; “Por dentro dos Campi”, sobre ações e eventos realizados em todas as unidades; “Entrevista”, com assuntos variados em formato pergunta-resposta; e “Projetos”, apresentando as diversas iniciativas desenvolvidas no Protec e no Prodocência. Já a seção “Qualificação” vai englobar atividades focadas na capacitação das pessoas, sejam aquelas diretamente ligadas ao trabalho ou mesmo outras em um horizonte mais amplo, como arte e formação humana.  Mas é a editoria “Lado B” que vai revelar aqueles talentos poucos conhecidos dos colegas, que não aparecem no dia a dia.

Além disso, o Direto ao Ponto contará com uma parceria entre a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) e a Rádio Uerj para a criação de podcasts explicativos sobre vida funcional, direitos e deveres dos servidores. “Esperamos que os leitores venham conosco nessa missão, contribuindo com ideias para novos conteúdos”, convida Flavia Astorga.

Para enviar sugestões de pauta, escreva para diretoaoponto@uerj.br.