Descerramento de painel no campus Maracanã abre oficialmente o Ano Comemorativo Darcy Ribeiro

28/03/202217:32

Em cerimônia realizada no dia 25 de março, com presença do reitor Ricardo Lodi, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves, e convidados, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) descerrou o painel do Ano Comemorativo Darcy Ribeiro. O evento, em formato híbrido, recebeu autoridades e convidados no hall do Pavilhão João Lyra Filho e foi transmitido ao vivo pela TV Uerj.

“Eu sou realmente uma pessoa afortunada, porque nesses três anos de Reitoria, três centenários de homens fantásticos para o pensamento brasileiro se deram sucessivamente. Em 2020, Celso Furtado; em 2021, Paulo Freire; e em 2022, Darcy Ribeiro. Quero registrar que homenageá-lo também é homenagear a educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência”, disse Ricardo Lodi em sua fala inicial.

O reitor lembrou que, neste ano, também se comemora o centenário de Leonel Brizola, responsável pelo Governo fluminense na época da implantação do projeto de Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs, criados por Ribeiro e “infelizmente abandonados, porque essas iniciativas no Brasil são exceção”, conforme salientou.

Lodi também acentuou que “Darcy Ribeiro criou duas universidades de ponta – a Universidade de Brasília e a nossa querida Uenf, no Norte Fluminense, que ganhou o nome dele” e citou o homenageado ao destacar que “a crise da educação no Brasil é um projeto que tem muitos defensores”. Mas, segundo afirmou, “a luta pela educação pública é difícil e encontra muitos obstáculos, mas vale a pena travar. A nossa universidade tem feito esse bom combate há muitos e muitos anos. Foi a primeira a adotar o ensino noturno, trazendo o trabalhador para dentro das nossas unidades, primeira universidade brasileira a adotar as cotas raciais, trazendo o filho do trabalhador para o ensino superior, e tem feito muito para realizar o sonho de Darcy Ribeiro”, disse o reitor.

A pró-reitora de Extensão e Cultura destacou a trajetória do homenageado: “Darcy Ribeiro, mineiro de Montes Claros, nascido em 26 de outubro de 1922, no mesmo ano da Semana de Arte Moderna, foi seguramente um dos mais proeminentes e ilustrados intelectuais brasileiros; um erudito com ideias inovadoras e inspiradoras. Foi um grande brasileiro cuja contribuição teórica extrapola o Brasil, e a relevância de seu pensamento alcança diversos âmbitos, áreas e continentes como antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, que influenciou profundamente o pensamento latino americano e cunhou uma perspectiva educacional inovadora e inspiradora”, destacou Cláudia Gonçalves, saudando em seguida as presenças do presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Alves da Cunha, e da diretora administrativo-financeira da instituição, Lúcia Velloso Maurício.

A gravação do evento de descerramento do painel Ano Comemorativo Darcy Ribeiro na Uerj já está disponível no canal da TV Uerj no YouTube. Confira!