Conselhos Superiores da Uerj homologam resultado das Eleições Gerais 2023; Gulnar Azevedo assume Reitoria em janeiro

08/12/202320:21

O resultado das Eleições Gerais 2023 foi homologado pelos três Conselhos Superiores da Uerj. O Conselho Universitário (Consun), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) e o Conselho de Curadores (Curad) se reuniram em sessão conjunta nesta sexta-feira (8). Em novembro, mais de 14 mil membros da comunidade acadêmica compareceram às urnas, em dois turnos de votação, para escolher os gestores da Universidade nos próximos quatro anos. O pleito decidiu os nomes da nova Reitoria e dos diretores de Centros Setoriais, unidades acadêmicas, Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC), Rede Sirius de Bibliotecas e Centro de Produção da Uerj (Cepuerj).

A futura reitora, Gulnar Azevedo, do Instituto de Medicina Social Reitor Hesio Cordeiro, eleita juntamente com o docente Bruno Deusdará, do Instituto de Letras, com 55,1% dos pontos, expressou seus agradecimentos e manifestou confiança no futuro da instituição. “Queremos semear a paz nessa Universidade. Daqui pra frente, vamos virar essa página, porque acreditamos que a Uerj é mais. Tudo o que fizemos até agora contou com a valiosa contribuição de cada um, por isso nossa gestão aposta e acredita na participação coletiva, compartilhada e democrática”, disse.

“Tenho certeza de que, juntos, conseguiremos trilhar o caminho certo, colocando a Universidade onde ela deve estar. Vamos recuperar nosso projeto, pois sabemos que a Uerj é muito importante para a população do Rio de Janeiro. Vamos em frente”, acrescentou.

Gulnar também anunciou o nome da nova pró-reitora de Extensão e Cultura (PR3), Ana Santiago, atual diretora da Faculdade de Formação de Professores (FFP), em São Gonçalo; da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), Elizabeth Macedo, da Faculdade de Educação, e do pró-reitor de Políticas e Assistência Estudantis (PR4), Daniel Pinha, do Departamento de História do IFCH. Permanecem nos cargos atuais o prefeito dos campi, Geraldo Cerqueira, e a secretária dos Conselhos, Ludmila Herllain Kortkamp.

A sessão extraordinária, realizada no Plenário dos Conselhos, campus Maracanã, foi conduzida pela reitora em exercício, Cláudia Gonçalves. A presidente da Comissão Eleitoral Geral (CEG), professora Lucia Helena Salgado, da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), apresentou relatório contendo todas as etapas do processo, destacando a preocupação dos últimos meses em manter a comunidade universitária informada por meio de comunicados publicados no Portal Uerj. O documento foi aprovado por unanimidade.

A posse dos novos gestores da Reitoria, Centros Setoriais e Administração Central acontece em janeiro de 2024. Já os diretores das unidades acadêmicas assumem os cargos no dia 1º de março e vice-diretores, em 1º de abril.