Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova concessão do título de Professora Emérita a Heloísa Helena Barboza

23/02/202414:37

Professores, técnicos e alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se reuniram, nesta quinta-feira (22), para a primeira sessão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da nova gestão da Reitoria, iniciada em janeiro. Entre outras atribuições, compete ao órgão supervisionar as atividades acadêmicas, fixando princípios e critérios aos cursos oferecidos pela instituição.

Na reunião, a reitora Gulnar Azevedo e Silva salientou que o Csepe é também um lugar de debate de temas importantes para a comunidade acadêmica. “Nestes dois primeiros meses, estamos resolvendo problemas pendentes, trabalhando para garantir a transparência, a discussão e a democracia interna nas nossas decisões. Considero que este conselho é fundamental para que possamos implementar a Universidade que queremos: diversa e relevante”, defendeu.

No encontro realizado no Plenário dos Conselhos, no campus Maracanã, foi aprovada, por unanimidade, a concessão do título de Professora Emérita a Heloísa Helena Gomes Barboza.

Recentemente aposentada, ela foi aluna, docente titular e a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito, entre 2022 e 2023. Integrou o Conselho de Curadores da Uerj, de 1992 a 2000, e exerceu outras funções administrativas ao longo de mais de 40 anos de carreira. Contribuiu para a consolidação da pós-graduação stricto sensu na Universidade, onde ainda atua como colaboradora do mestrado profissional em Telessaúde e Saúde Digital.

“Seu trabalho pioneiro e interdisciplinar no campo da Bioética é extremamente importante para a garantia de direitos da população transexual. Sua tese de doutorado sobre o procedimento de redesignação sexual, assim como sua vasta produção subsequente, é referência para as políticas públicas com foco na sexualidade, gênero, reprodução assistida e proteção de pessoas em condição de vulnerabilidade”, afirmou a relatora da indicação, Elizabeth Macedo, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) da Uerj.

Professora Heloísa Helena Gomes Barboza

“Heloísa é uma pesquisadora que alia, de forma ímpar, a qualidade acadêmica com o compromisso e a responsabilidade social para com as vidas de todas, todos e todes. O reconhecimento de sua brilhante trajetória com esta homenagem engrandece a nossa Universidade”, acrescentou. A proposta agora precisa passar por uma votação final no Conselho Universitário (Consun).

Os conselheiros do Csepe ainda analisaram pedidos de recurso apresentados à Uerj e discutiram a formulação de editais de concurso para a carreira docente. Também foram aprovados o calendário do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) para o ano letivo de 2024, a reformulação da especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, além de solicitações de trancamento excepcional de matrícula e de transferência interna, entre outros tópicos da pauta. Assista na íntegra a sessão do Csepe na TV Uerj.