Congresso Científico do Hupe vai discutir pesquisas sobre diagnóstico e tratamento do câncer

18/08/202316:33

Diretoria de Comunicação da Uerj

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj recebe, de 21 a 25 de agosto, mais de dois mil profissionais e estudantes das áreas da saúde e afins para debater estudos e pesquisas sobre diagnóstico e tratamento do câncer. Esta é a temática principal do 61º Congresso Científico da unidade, que tem a pauta-título: “Oncologia – Um olhar para o futuro”.

Pela primeira vez, o tradicional evento agrega à programação cinco grandes atividades: I Jornada de Enfermagem Oncológica do Hupe; Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas 88 anos (JAFCM88); I Simpósio de Fisioterapia; Simpósio de Farmácia da Uerj; e Simpósio 20 anos de Telessaúde Uerj. Além da maratona de debates, haverá um Espaço Cultura & Saúde com sarau literário, música ao vivo e até praça de alimentação de food trucks.

Ao todo, serão seis plenárias com transmissão simultânea pela plataforma do evento e interação com convidados nacionais e internacionais. Na lista, nomes como Bernardo Garicochea, José Gomes Temporão, Ana Haddad e Miguel Srougi, entre outros.

“Iremos discutir políticas públicas que possam ajudar o nosso estado a estabelecer e ampliar o tratamento contra o câncer. Queremos focar no futuro para que possamos vislumbrar novos acontecimentos, pesquisas, ciências que nos permitam estabelecer protocolos cada vez mais eficientes”, destaca o diretor-geral do Hupe,  Ronaldo Damião.

A programação começa com a realização de 30 cursos pré-congresso e da JAFCM88, na segunda (21) e na terça-feira (22). Logo no primeiro dia, já estará em evidência uma das características-base de todas as atividades: a multidisciplinaridade. “Serão discutidos aspectos importantes como o papel do SUS no combate ao câncer e os principais e mais prevalentes tumores; sempre de uma forma conjunta, envolvendo médicos, enfermeiros fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfim, todos os profissionais que lidam direta ou indiretamente com a doença”, explica o presidente do 61º Congresso e coordenador de Assistência Médica do Hupe, Rui Teófilo.

Aula magna e abertura

Para o dia 22, está agendada a aula magna “Como a genética vai mudar tudo o que sabemos sobre câncer”. O tema será abordado pelo renomado pesquisador Bernardo Garicochea (Centro Paulista de Oncologia), e terá como palco o anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do prédio principal do Hupe.

Uma cerimônia solene será realizada na ocasião, com a presença de autoridades institucionais e pesquisadores de todo o Brasil. Estão confirmadas as presenças do Secretário de Estado de Saúde e presidente de honra do evento, Doutor Luizinho, e do Presidente do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Roberto Gil. A abertura será transmitida pelo canal do Hupe no YouTube

Encontro da Faculdade de Medicina

Com a bem-sucedida experiência do ano passado, mais uma vez a Jornada Acadêmica da FCM integra a programação do Congresso, ancorada nos auditórios do Centro de Pesquisa Multiusuário (CePeM), no Hupe. A atividade marca os 88 anos de criação da FCM, que foi uma das primeiras unidades acadêmicas a originar a antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Uerj.

A Jornada pretende reunir discussões sobre formação e qualificação profissional e pesquisa na graduação, pós-graduação e extensão. Além disso, a JAFCM terá avaliações de mais de 200 trabalhos de temas livres. “É sempre bom lembrar que participar das apresentações em um congresso é uma excelente oportunidade de divulgar seu trabalho, ouvir opinião de especialistas e ainda formar novas colaborações”, ressalta Luciana Rodrigues, coordenadora de pesquisas da FCM e organizadora da Jornada.

A opinião da coordenadora é compartilhada pelo presidente da Comissão de Temas Livres do Congresso, Eduardo Saito, que classifica a qualidade dos trabalhos inscritos este ano como excelente. As propostas voltadas especificamente para a área de Oncologia serão expostas nos dias 23, 24 e 25, a partir das 14h (veja o cronograma) no Espaço Cultura & Saúde, no CePeM.

As apresentações foram divididas em cinco áreas: Diagnóstico, Ciência Básica, Clínica Cirurgia, Tratamento e Reabilitação e Cuidados paliativos. Todos os resumos estão sendo avaliados por uma comissão científica multidisciplinar. “Os melhores trabalhos já foram selecionados para apresentação oral e concorrerão a prêmios e publicação”, lembrou Saito, referindo-se ao troféu Pedro Ernesto e vouchers de até dois mil reais dos patrocinadores do evento.

Enfermagem Oncológica

Outra novidade desta edição é destacada pela enfermeira oncológica Raquel Ramos, do Hupe e do Inca. “Durante o Congresso acontecerá um fato histórico: a realização da I Jornada de Enfermagem Oncológica do Hupe; onde reuniremos um time de palestrantes em torno de temas bastante atualizados da prática da enfermagem em oncologia”, resume Raquel.

Os temas abrangem desde questões técnicas até aspectos espiritualistas do tratamento. Entre os palestrantes estão professores da Faculdade de Enfermagem Uerj (FEN-Uerj), do Hupe, do Inca e de outras instituições do rol nacional e internacional, como o presidente da Sociedade Latino Americana de Enfermagem Oncológica, Michael Andres Neira Figueira, do Chile.

Telessaúde Uerj

A programação também reservou espaço especial para comemorar as duas décadas de atividades de Telessaúde na Universidade, com especialistas que ajudaram a escrever esta história. O Simpósio 20 anos de Telessaúde na Uerj receberá convidados como Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, e Luiz Ary Messina, coordenador da Rede Universitária de Telemedicina.

“São 20 anos de uma transformação digital, de uma ruptura de processos, de uma formação de pessoas dentro deste âmbito das tecnologias em saúde”, enfatiza a coordenadora do Telessaúde, Alexandra Monteiro. A atividade será o auditório do CePeM, no dia 25 de agosto, das 8h às 15h30. Um pitch das empresas incubadas pelo primeiro edital da incubadora de Saúde da Uerj, a InovaHupe, encerra o encontro. As melhores apresentações participarão da premiação do 61º Congresso.

Cultura e saúde

Os debates científicos terão a companhia de bons momentos de cultura, literatura e música. Para isso, uma novidade desta edição é o Espaço Cultura & Saúde. A área térrea do CePeM e parte do estacionamento do Hupe ganharão atividades abertas ao público e com direito a food trucks disponíveis para compra de lanches e refeições.

O local abrigará ainda a mostra de temas livres e estandes dos apoiadores do evento e a Feira de Ligas da FCM, que já foi um dos sucessos do Congresso no ano passado. Haverá pocket show ao vivo de sax, violão e Música Popular Brasileira (MPB) todas as tardes, de 23 a 25 de agosto. Também estão previstos lançamentos e tarde de autógrafos de obras assinadas por profissionais da Uerj. Para o dia 24, a partir das 15h, está marcado o sarau literário, coordenado por professores e alunos da FCM e da Faculdade de Formação de Professores da Uerj (FFP), do campus São Gonçalo.

Premiação

O 61º Congresso Científico do Hupe se encerra no 25, com a participação do ex-ministro da Saúde e acadêmico José Gomes Temporão, abordando o tema “Saúde, Desenvolvimento e Soberania”. A conferência, marcada para as 13h30, será seguida da premiação geral, tanto dos melhores trabalhos de temas livres, quanto das empresas incubadas na InovaHupe. Após a entrega dos troféus, palestrantes, conferencistas e toda a comunidade poderão participar do pocket show de MPB, já lançando a expectativa para a edição 2024 do evento.

Confira a programação completa: www.congresso.hupe.uerj.br