Comunidade universitária celebra transmissão dos cargos da Reitoria e posse de pró-reitores e diretores da Uerj

19/01/202420:22

Diretoria de Comunicação da Uerj

Em clima de festa, muita emoção e esperança, a comunidade acadêmica acompanhou, nesta sexta-feira (19), a transmissão dos cargos dos ex- reitores da Uerj Mario Carneiro e Lincoln Tavares para os professores Gulnar Azevedo e Silva e Bruno Deusdará. A cerimônia, realizada no repleto Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, foi marcada por potentes falas femininas, que pontuaram e deram o tom da solenidade do início ao fim.

“Estamos vivendo uma época em que as mulheres cada vez mais conquistam espaços antes não reservados a elas. Esta será a marca da nossa gestão, que assume com o compromisso de lutar pela igualdade racial, de gênero, pela inclusão e contra todas as formas de assédio. Queremos uma Universidade livre, que cultive a paz, a solidariedade e a justiça social”, afirmou a reitora.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, prestigiou o evento e relembrou seus tempos de estudante na Uerj, destacando a parceria entre as duas instituições. “Pautada pelo ensino e pela prestação de serviços de excelência, esta Universidade tem o grande desafio de pensar as questões relevantes para o estado do Rio. Lutaremos juntos para colocar, na agenda central do país, o papel da educação e da saúde como elementos indissociáveis, contribuindo para a formação de recursos humanos, beneficiando diretamente nossa população”, afirmou.

A ministra da Saúde Nísia Trindade relembrou seus tempos de estudante na Uerj

As apresentações artísticas do coral Altivoz e de integrantes da bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, vizinha da Uerj, trouxeram ao palco a riqueza da cultura popular brasileira. A solenidade contou com a presença de autoridades, membros dos poderes Legislativo e Executivo e representantes de diversas instituições científicas, de ensino e pesquisa.

Titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, a sanitarista e pesquisadora Gulnar Azevedo e Silva é a segunda mulher a exercer o cargo máximo em sete décadas de história da Uerj. Gulnar e Bruno foram eleitos em novembro para conduzir a Universidade no quadriênio 2024/2027 e já haviam sido empossados pelo governador do estado e chanceler da Uerj, Cláudio Castro, no dia 10 de janeiro, no Palácio Guanabara.

Objetivos e desafios

Em seu discurso, a reitora agradeceu os votos recebidos e enfatizou a importância da gestão da também médica Nilcea Freire (2000/2003), marcada pelo pioneirismo na implementação da política de ações afirmativas na Uerj. Gulnar apontou as prioridades do trabalho recém-iniciado. “Vamos assegurar uma ampla política de assistência estudantil que, além de todas as bolsas e auxílios que devem ser regulados e mantidos, ofereça também acolhimento, orientação pedagógica e alimentação, possibilitando o acesso e a permanência plena dos nossos alunos”, esclareceu.

A reitora ressaltou que está empenhada em melhorar as instalações físicas dos campi e as condições de trabalho dos servidores. Mencionou ainda a necessidade de fortalecer e garantir a regularidade das instâncias de participação ativa dos membros da Universidade, como os conselhos superiores e fóruns de diretores, além de estabelecer uma cultura perene de transparência. “Queremos recuperar nossa história, feita por muitos e com grande apoio da sociedade fluminense. Vamos retomar a construção coletiva da Uerj com o que cada um de nós tem de melhor, porque juntos somos mais”, frisou.

Na Uerj desde os 6 anos de idade, quando ingressou como aluno do CAp, o vice-reitor Bruno Deusdará, professor do Instituto de Letras, salientou a importância da união entre as universidades públicas para o alcance de objetivos comuns. “Defendemos sempre o financiamento público e a democracia interna das nossas instituições. Trabalharemos em prol da vitalidade dos nossos laboratórios, salas de aula, atividades artísticas, culturais, da extensão e assistência estudantil. Temos, portanto, a certeza de que a Uerj permanecerá conectada com todas as outras universidades na difícil tarefa de ajudar a construir um país melhor, com desenvolvimento, justiça social e igualdade entre as pessoas”, afirmou.

A cerimônia incluiu a posse dos cinco pró-reitores e dos diretores dos quatro centros setoriais da Uerj, além dos dirigentes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Universitária Piquet Caneiro (PPC), do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj), Rede Sirius de Bibliotecas e dos setores da Administração Central.

Pró-reitores e diretores dos quatro centros setoriais da Uerj

As pró-reitoras de Pós-graduação e Pesquisa, Elizabeth Macedo, e de Extensão e Cultura, Ana Maria Santiago, lembraram as responsabilidades assumidas pela nova equipe de gestores da Uerj. “Nosso compromisso de fazer uma gestão colegiada será levado muito a sério, promovendo constantemente a integração das atividades desenvolvidas. Temos a obrigação de borrar os limites entre pesquisa e extensão, graduação e pós-graduação. E o faremos com a ajuda de todos”, declararam.

Confira a solenidade na íntegra pela TV Uerj.

Conheça os novos pró-reitores:

Pró-reitor de Graduação (PR1) – Antonio Soares da Silva

É professor associado do Instituto de Geografia (Igeog). Possui graduação em Geografia pela Uerj (1990), mestrado em Geografia pela UFRJ (1997) e doutorado em Geologia pela UFRJ (2006). Desenvolve pesquisas nas áreas de pedologia, geomorfologia e meio ambiente, abordando os seguintes temas: classificação e mapeamento de solos, relação solo x relevo, erosão hídrica, movimento de massa, transporte de contaminantes, geoprocessamento e qualidade do solo e da água.

Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) – Elizabeth Fernandes de Macedo

É professora titular da Faculdade de Educação. Engenheira química pela Uerj (1986), com mestrado em Educação pela UFRJ (1992), doutorado em Educação pela Unicamp (1997) e pós-doutorado na University of British Columbia e na Columbia University. Foi coordenadora adjunta da comissão da área de Educação da Capes. Presidiu a International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS) e coordenou o GT Currículo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Pró-reitora de Extensão e Cultura (PR3) – Ana Maria de Almeida Santiago

Professora associada da Faculdade de Formação de Professores (FFP), é licenciada em História pela Uerj (1987), com mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Ciências pela Uerj (2010). Iniciou sua trajetória como docente da Uerj no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp). Dirigiu o Depesq/PR2, atuando como responsável pelo Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads). Na FFP, foi diretora eleita para os mandatos 2016-2019 e 2020-2023.

Pró-reitor de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) – Daniel Pinha Silva

Professor associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), onde atua desde 2013. Graduou-se em bacharelado e licenciatura em História pela Uerj em 2004. Possui mestrado (2007) e doutorado (2012) em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Foi coordenador de graduação e chefe do Departamento de História da Uerj entre 2015 e 2018, coordenador adjunto e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de História entre 2019 e 2023. É Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj.

Pró-reitor de Saúde (PR5) – Ronaldo Damião

Professor titular de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), livre docente e coordenador do Serviço de Urologia do Hupe, hospital que dirigiu entre 2020 e 2023. É vice-presidente da Academia Nacional de Medicina e foi responsável pela implantação do primeiro Ambulatório Pós-Covid-19 em hospital público do país, e pelo Hupe Digital, primeiro serviço público de Teleconsulta do Rio de Janeiro. É membro da Sociedade Internacional de Urologia; da Associação Europeia de Urologia e da Sociedade Brasileira de Urologia, a qual já presidiu (1997-1999).

 

Dirigentes empossados:

Eleitos:

Mario Fritsch Toros Neves – Centro Biomédico

Renato dos Santos Veloso – Centro de Ciências Sociais

Roberto Rodriguez Dória – Centro de Educação e Humanidades

Nádia Pimenta Lima – Centro de Tecnologia e Ciências

Rui de Teófilo e Figueiredo Filho e José Luiz Muniz Bandeira Duarte – diretor e vice-diretor do Hupe

Flávio Antonio de Sá Ribeiro e Alessandra da Rocha Pinheiro Mulder – diretor e vice-diretora da PPC

Valéria Bernardino dos Santos – Centro de Produção da Uerj

Rinaldo Cavalcante Magallon – Rede Sirius de Bibliotecas

Nomeados para Administração Central:

Lucia Helena Salgado e Silva – Auditoria-Geral da Uerj

Eduardo Dario Martinez Rodriguez Filho – Coordenadoria de Gestão de Processos Administrativos

Egberto Gaspar de Moura – Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento

Alessandra de Albuquerque Abelheira – Corregedoria Geral

Marcia Carvalho da Cunha – Diretoria de Administração Financeira

Ana Cláudia Theme da Silveira Soares – Diretoria de Comunicação Social

Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron – Diretoria de Cooperação Internacional

Sergio Ignazio Amato – Diretoria Geral de Tecnologia da Informação

Marcelo Ferreira de Moraes – Diretoria de Planejamento e Orçamento

Gustavo Bernardo Galvão Krause – Editora da Uerj

Francisco Barbosa Neto – Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro

Ana Carolina Feldenheimer da Silva – Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura

Isabel Cristina de Morais Gomes – Ouvidoria-Geral

Geraldo Luiz Ferreira Cerqueira – Prefeitura dos Campi

Henrique Couto da Nóbrega – Procuradoria-Geral

Ludmila Herllain Kort Kamp – Secretaria dos Conselhos

Sidnei Santos de Souza – Superintendência de Gestão de Pessoas

Carlos Eduardo Guerra de Moraes – Superintendência-Geral de Projetos Especiais

 

Fotos: George Magaraia e Thiago Facina