Com série de podcasts, Rádio Uerj inicia comemorações do centenário da radiodifusão no Brasil

23/05/202217:51

Que tal embarcar em uma viagem no tempo? Essa é a proposta da Rádio Uerj, com a série especial de podcasts “Centenário do Rádio no Brasil”. Até setembro, os ouvintes serão convidados a conhecer, em cinco episódios, os impactos sociais deste que é considerado o mais popular veículo de comunicação de massa do país.

A primeira transmissão radiofônica foi conduzida por Edgard Roquette-Pinto, durante celebração do centenário da Independência, em 1922. Desde então, o rádio tem se tornado uma companhia frequente da população.

De acordo com o estudo Inside Radio 2021, da Kantar Ibope Media, 80% dos brasileiros consomem conteúdos via rádio. O celular é o meio favorito para aqueles que escutam via web e representa 66% dos suportes utilizados, seguido pelo computador (37%) e por outros equipamentos (8%).

A escolha do podcast para celebrar a data está relacionada ao crescente interesse dos brasileiros pelo formato – uma aproximação potencializada ainda mais pela pandemia de Covid-19. Atualmente, são cerca de 100 milhões de ouvintes de áudio digital, dos quais 28 milhões de podcasts.

“A verdade é que o rádio nunca saiu de moda. Com esse produto especial, celebramos a relevância do veículo de comunicação, ao mesmo tempo em que buscamos refletir sobre o impacto que ele tem causado nos hábitos e costumes da população brasileira”, afirma o coordenador da Rádio Uerj, Daniel Barros Luz.

Para dar voz à narrativa, foi convidado o jornalista Diedro Barros, que atuou na rádio entre 2008 e 2013. Ele conta que retornar ao local onde iniciou a vida profissional tem um sabor especial. “Trabalhar com algo tão prazeroso pra mim, fazendo parte de uma casa que eu tenho tanto carinho e que me ensinou tanto, é como se eu tivesse começando de novo”, revela.

Cem anos em cinco episódios

O especial foi dividido em cinco partes. O primeiro episódio sobre os 100 anos do rádio detalhou o surgimento do veículo no país, seus primórdios com viés educativo e científico, as mudanças que fizeram dele uma ferramenta de propaganda política e sua transformação em instrumento de integração nacional e popular.

O segundo podcast, lançado nesta segunda-feira (23), fala sobre duas grandes paixões dos brasileiros: a música e os programas de auditório. Em foco, a importância do rádio para a consolidação e o crescimento dessas programações.

E ainda tem muito por vir. Os próximos temas abordados serão: “A Dramaturgia no rádio – das novelas ao humor”; “O Jornalismo, o futebol e os talkshows – o rádio como informação e entretenimento”; e “O rádio como herança e o futuro da plataforma”.

Para fechar com chave de ouro as comemorações desse marco da nossa história da comunicação, a Rádio Uerj ainda prepara mais uma novidade. No mês do centenário, serão realizados debates no Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA). Aguarde a programação!

(Com Centro de Tecnologia Educacional – CTE)