Coart abre chamada para interessados em oferecer oficinas artísticas no Centro Cultural da Uerj

12/06/202318:34

A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação Artística (Coart) da Uerj quer ampliar o número de cursos oferecidos no próximo semestre. Por isso, lançou uma chamada dirigida àqueles que têm interesse em compartilhar seus conhecimentos em aulas abertas às comunidades interna e externa. Serão aceitas propostas das áreas de Artes cênicas, Artes visuais, Cinema, Dança/atividades corporais, Literatura, Música e Múltiplos saberes. O período de inscrições vai até 16 de junho.

As oficinas serão realizadas no Centro Cultural, localizado no campus Maracanã, de 21 de agosto a 8 de dezembro, contabilizando 30 horas totais. Atendendo a variados perfis de público, acima de 16 anos, os projetos apresentados devem ser claros, coerentes e adequados ao espaço físico e equipamentos disponíveis. O local tem 10 salas em funcionamento e mais de 100 instrumentos que poderão ser utilizados durantes as aulas.

Cada curso deve ter no mínimo cinco alunos, e as taxas para participação vão variar de R$ 220,00, para a comunidade interna (alunos, técnicos, docentes e terceirizados) e para professores da rede pública de ensino, a R$ 260,00 para a comunidade externa. As oficinas possuem o caráter de autofinanciamento, ou seja, os próprios pagamentos dos inscritos vão compor a remuneração do proponente, que receberá 85% do montante arrecadado.

A expectativa é superar os números dos últimos anos – impactados pela pandemia de Covid-19 e pela necessidade de obras no prédio. Em 2019, a Coart chegou a oferecer 231 opções de atividades. Para a coordenadora da Coart, Mônica Bolsoni, a chamada vai provocar uma interação de via dupla. “Buscamos uma ampliação e diversificação de títulos, além do estabelecimento de um diálogo mais proveitoso entre a Universidade e a sociedade. Acreditamos que será importante tanto para o acesso de ministrantes de oficinas, como para a comunidade, que se aquece com outros olhares e modos de pensar a arte e a cultura”.

Acesse as instruções para participar e confira o cronograma:

Inscrições de propostas de oficinas: de 12 a 16 de junho;

Avaliação das propostas: de 19 a 30 de junho;

Divulgação dos selecionados: 7 de julho;

Realização das aulas: de 21 de agosto a 8 de dezembro.