Ciclo de debates ‘Uerj com RJ 2024’ abre inscrições; evento vai discutir propostas para o desenvolvimento fluminense

04/10/202417:18

Diretoria de Comunicação da Uerj

Reunir especialistas e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e convidados de outras instituições para trocar experiências, apresentar propostas e debater soluções viáveis para o desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões fluminenses. Esse é o objetivo do ciclo de debates Uerj com RJ 2024: Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece de 22 a 25 de outubro, no auditório 11, do bloco F, no campus Maracanã, das 16h às 18h (apenas no primeiro dia do evento, a mesa de abertura terá início às 15h). Para assistir aos encontros gratuitamente, é necessário inscrever-se no site do evento, preenchendo um pequeno cadastro.

Iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj, esta edição do Uerj com RJ está ainda mais alinhada às premissas atuais da Universidade, com apresentações definidas em conjunto com Reitoria e Pró-reitorias, priorizando a pluralidade de temas e perspectivas, além do potencial de contribuição para a formulação de políticas públicas que ajudem a melhorar a vida da população. “Chegando à terceira edição, gostaríamos de avançar nas discussões e promover um maior debate entre os pesquisadores, os estudantes e a comunidade em geral, sobre temas muito importantes para a sociedade fluminense”, destaca a coordenadora de Relações Institucionais da Comuns, Rosane Fernandez.

Cada palestrante terá 15 minutos para exposição sobre os temas deste ano, distribuídos nos quatro dias do evento: “Educação e ações afirmativas”; “Economia, meio ambiente e sociedade”; “Popularização da ciência” e “Saúde”, sempre com a mediação de jornalistas. Na sequência, será aberto o debate.

Cynthia Duarte, uma das coordenadoras do encontro, adianta as novidades do Uerj com RJ 2024.   “Este ano contamos com edições especiais do programa Uerj Entrevista, da Rádio Uerj, com um bate-papo com cada um dos palestrantes sobre os temas do evento, em formato de podcast, e também no canal da TV Uerj, no YouTube. Além disso, teremos sorteios dos livros das edições passadas para os primeiros inscritos”, conclui.

Como nas edições anteriores, haverá uma publicação reunindo entrevistas com os palestrantes sobre as pesquisas apresentadas durante o encontro, que, desta vez, será disponibilizada apenas para download no formato e-book, gratuitamente.

Programação, palestrantes e mediadores

A Implantação do Sistema de Cotas é o tema da conferência da mesa de abertura do evento, no dia 22, a cargo de André Lázaro, doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor da Uerj e coordenador acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), onde atua como pesquisador e coordenador do Programa Políticas de Educação Superior.

Na sequência, a primeira mesa de debates trará o tema “Educação e ações afirmativas”, com trabalhos sobre iniciativas voltadas a refugiados, racismo brasileiro, desigualdade racial na ciência, comissões de heteroidentificação e mudanças no modo de ocupar a cidade relatadas por idosos. Mediada por Mariana Tokarnia (Agência Brasil/EBC), a mesa será composta pelos palestrantes Maria Teresa Tedesco (Instituto de Letras/Uerj), Luiz Augusto Campos (Instituto de Estudos Sociais e Políticos – Iesp/Uerj), Érica Sarmiento (Departamento de História/Uerj) e Muniz Sodré (Escola de Comunicação/UFRJ).

O segundo dia do evento terá como eixo “Economia, meio ambiente e sociedade”. Os palestrantes abordarão a inclusão de pessoas com deficiência em carreiras da área de exatas; biodiversidade e conservação marinha; qualificação para a implementação de Agendas 2030 municipais visando à sustentabilidade socioambiental dos territórios; e hortas em comunidades como fonte de renda e preservação de floresta. Com mediação de Rodrigo Polito (PSR Consultoria), a mesa será composta por Sonia Barbosa dos Santos (Ceads / Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/Uerj), Luis Felipe Skinner (Faculdade de Formação de Professores e Ecomuseu Ilha Grande /Uerj), Carin von Mühlen (Faculdade de Tecnologia/Uerj) e José Lucena (Instituto de Tecnologia/UFRRJ).

Iniciativas voltadas à popularização da ciência, como ações de extensão na Geologia, o ensino de Física por meio dos esportes e divulgação científica em museu serão apresentadas no terceiro dia de debates. O mediador convidado será Vitor Sendra (Uenf) e, para debater o tema, a mesa será composta por Ildeu Castro (Instituto de Física/UFRJ), Rosana Bulos (Instituto de Física/ Uerj), Anderson Costa (Faculdade de Geologia e Instituto de Geografia/Uerj), Marcio Rangel (Museu de Astronomia e Escola de Museologia/Unirio).

No último dia, o tema escolhido é “Saúde”, encerrando o ciclo de encontros com reflexões sobre desenvolvimento de novos produtos a partir de substâncias naturais; medicina de família e comunidade; gestão de serviços de saúde visando à melhoria do SUS e à redução do tempo de espera na fila; e benefícios do controle biológico como estratégia para uma alimentação mais saudável. Cesar Baima (Portal The Conversation) mediará o debate de Thaís Spiegel (Faculdade de Engenharia/Uerj), Marco Antonio Mota (Faculdade de Farmácia/Uerj Zona Oeste), Maria Inez Padula (Faculdade de Ciências Médicas/Uerj), Túlio Franco (Instituto de Saúde Coletiva/UFF) e Aline Teixeira (startup Entomotec).