Centenas de alunos apresentarão projetos na 30ª Uerj Sem Muros, realizada pela primeira vez em formato virtual

05/11/202118:07

A 30ª edição da Uerj Sem Muros (USM) acontece entre os dias 8 e 12 de novembro em um formato diferente. Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades que compõem o tradicional evento e costumam lotar os campi da Universidade retornam após o intervalo de um ano, desta vez sendo realizadas na modalidade remota.

A USM mobiliza toda a comunidade uerjiana em prol de um objetivo: apresentar aos públicos interno e externo a produção acadêmica desenvolvida nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. Nesta edição, será celebrado o centenário de Paulo Freire, cujas obras e práticas democráticas no ramo da educação são referências indispensáveis até os dias de hoje.

O evento reúne atividades de três Pró-reitorias da Universidade: Semana de Graduação, organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PR1); Semana de Iniciação Científica (Semic), promovida pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), e Mostra de Extensão, pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3). E, se desta vez o formato da Uerj Sem Muros será diferente, a adesão dos participantes prova que o entusiasmo permanece o mesmo.

Superação

A Semana de Graduação avalia anualmente os projetos que recebem bolsas oriundas da Uerj ou do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, pela primeira vez os alunos em estágio externo também terão oportunidade de participar, apresentando relatos de sua experiência. Os melhores trabalhos serão contemplados com o Prêmio Paulo Freire, que ofertará vales-livros no valor de R$ 500 aos 41 alunos escolhidos, em cerimônia com data a ser divulgada.

Para o professor Lincoln Tavares Silva, pró-reitor de Graduação, a realização de forma remota é mais um marco de superação da Universidade. “Nosso desejo é de que todos possam aproveitar ao máximo essa 19ª Semana de Graduação no formato virtual, enquanto ainda temos como principal meta cuidarmos da nossa saúde. E que esta seja tão significativa a ponto de podermos incorporá-la nas edições futuras, juntamente com a retomada da nossa valiosa convivência presencial, nos diferentes campi da Uerj”, disse o professor em mensagem no site criado especialmente para o evento.

De acordo com a PR1, houve um total de 992 estudantes inscritos, além de 553 coordenadores de projetos e 313 avaliadores. O conteúdo dos trabalhos estará disponível a partir do dia 8 de novembro.

Virtual

Em 2020, a Semic fez a primeira experiência on-line e teve resultados muito satisfatórios, com 937 inscritos. Desta vez, em sua 30ª edição, serão 1.025 participantes. Segundo Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, coordenadora dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, o número é bem expressivo, considerando o contexto. “Ano passado, a Semic foi realizada num formato inovador, com apoio da comunidade interna da Uerj e do Comitê Institucional PIBIC Uerj, num momento em que era imprescindível a escuta ao outro nas suas trajetórias de pesquisa e dificuldades. Este ano, tivemos um número maior de inscritos, o que demonstra a importância da Iniciação Científica, ainda que muitos professores e alunos tenham sido afetados em suas pesquisas e em suas próprias vidas”, aponta.

De acordo com Ana Paula, a Semic é um evento que se destaca pela troca, pelo aprimoramento à pesquisa e pelo incentivo ao crescimento acadêmico-científico dos estudantes. A atividade é promovida anualmente para que os bolsistas de Iniciação Científica possam mostrar o trabalho que vêm desenvolvendo com apoio dos orientadores.

Os vídeos produzidos pelos alunos estarão disponíveis também a partir do dia 8 no site do Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos (DCARH). A programação da 30ª Semic incluirá lives diárias, sempre às 15h, com a participação de pesquisadores e profissionais que irão discutir temas importantes para a Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica Júnior.

Esperança

Já a Mostra de Extensão, que chega à sua 23ª edição, contará com palestras, mesas-redondas síncronas e atividades assíncronas para apresentação de projetos. Os trabalhos que tiverem melhor avaliação concorrerão ao Prêmio de Extensão.

“A minha expectativa é de que será uma Uerj Sem Muros potente, cheia de esperança, agora que estamos vivendo a experiência de superar a pandemia. A adesão dos alunos foi extraordinária, recebemos centenas de vídeos que expressam o seu envolvimento e o compromisso com os projetos em que atuam. Teremos a consolidação de um salto de qualidade na extensão, pois muitos projetos fizeram imersões em torno da questão do enfrentamento da pandemia”, avalia a pró-reitora de Extensão, Cláudia Gonçalves.

Segundo a professora, foram enviados 587 relatos, número considerado excelente. “Uma coisa é apresentar um trabalho escrito, outra é gravar e editar um vídeo que resuma todo o projeto. Tenho certeza que essa 30ª Uerj Sem Muros será uma virada de chave para uma forma ainda mais dinâmica para as nossas exposições”, finalizou.