Casa de Leitura da Uerj reabre com lançamento de biografia do ex-reitor Ivo Barbieri e novidades na programação

18/10/202216:58

A Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Botafogo, reabriu suas portas na última sexta-feira (14). Depois de passar por reformas necessárias à manutenção da estrutura e instalações, financiadas pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o espaço foi devolvido ao público totalmente renovado. A reinauguração foi marcada pelo lançamento do livro “Da roça à Reitoria”, autobiografia do primeiro presidente da Casa e ex-reitor, Ivo Barbieri.

A solenidade contou com a presença do autor e do reitor da Uerj, Mario Carneiro, que escreveu o prefácio da obra. No texto, Carneiro destaca que a gestão de Barbieri, ocorrida ao fim da ditadura militar, foi permeada por questões que ainda hoje permanecem na ordem do dia, como a luta pela democratização do ensino superior. E enfatiza o legado do gestor: “A priorização intensa das áreas de pós-graduação e extensão ajudaram a mudar o perfil da Universidade, afinando sua vocação especial à pesquisa e à extensão acadêmica”.

Em formato de entrevista, a publicação, que pode ser baixada gratuitamente no site da Editora da Uerj (EdUerj), conta a trajetória de Barbieri desde a saída do interior do Rio Grande do Sul, em 1962, até o período em que esteve à frente da Reitoria, nos anos de 1988 a 1992. O convite para lecionar Literatura Brasileira havia chegado em 1966, vindo da própria Dirce Côrtes Riedel, na época professora titular.

Novidades na programação

Além de voltar a sediar lançamentos de livros, oficinas, palestras, clubes de leitura e seminários sobre os mais diversificados assuntos, a unidade traz novidades na programação. A primeira delas é a série “Homenagem Casa Dirce”, que tem como objetivo reverenciar personalidades cujas obras sejam fundamentais para as respectivas áreas de estudo.

A programação contará ainda com os “Seminários de Altos Estudos Casa Dirce”, visando a um mergulho na vanguarda da produção acadêmica do momento. “A ideia é convidar pessoas que tenham lançado livros importantes para virem discuti-los em profundidade”, explica o presidente da Casa, João Cezar de Castro Rocha.

Outra novidade anunciada é a continuidade de cursos pela internet, para atender inclusive aos públicos de outros estados e até do exterior, conquistados durante a pandemia de Covid-19. “Naquele período, seguimos rigorosamente as instruções da Universidade e fechamos as portas da casa, mas começamos a oferecer cursos on-line. Foi uma experiência muito interessante e desejamos, na medida do possível, mantê-la, em um sistema híbrido”, antecipa Castro Rocha.

Quatro mil títulos

Divulgação

Em uma iniciativa conjunta do ex-reitor da Uerj Ivo Barbieri e do então reitor Ricardo Vieiralves de Castro, a Casa Dirce Côrtes Riedel foi criada em 2010 e, após uma ampla reforma, aberta ao público em 2013, com o objetivo primordial de promover a leitura.

O acervo do espaço conta com aproximadamente quatro mil títulos de literatura brasileira e estrangeira que pertenceram à professora, pedagoga e crítica literária Dirce Côrtes Riedel (1915-2003), criadora dos cursos de mestrado e doutorado em Literatura da Uerj. Segundo Castro Rocha, Dirce foi fundamental não somente para a história da Universidade, mas para a renovação da crítica literária brasileira. “Foi a primeira pessoa a escrever uma tese acadêmica sobre a obra de Guimarães Rosa, enquanto o autor estava vivo. E uma das primeiras professoras do Brasil a trazer autores de literatura contemporânea para conversarem com os alunos e terem suas obras estudadas”, afirma.

A Casa Dirce e suas atividades são abertas ao público. Desde julho de 2018, o acervo bibliográfico vem passando por catalogação para ser integrado à Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da Uerj. Já foi atingida a marca de 2,1 mil livros nesse processo, que voltarão a ser disponibilizados para consulta em breve.

A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais Facebook e Instagram @casadirce_uerj e Twitter @dircecasa. O endereço é Rua das Palmeiras, 82, Botafogo.