CAp-Uerj oferece novas vagas em cursos gratuitos de ensino básico e pré-vestibular para jovens, adultos e idosos

07/11/202318:35

Estão abertas, até 24 de novembro, as inscrições de novos estudantes para o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (ProejaiCAp-Uerj). São oferecidas 177 vagas em cursos presenciais gratuitos equivalentes aos ensinos fundamental I e II e médio, além do pré-vestibular comunitário. Os interessados devem apresentar os documentos exigidos pelo Edital na sede do colégio, que fica na Rua Barão de Itapagipe, 96, Rio Comprido, Rio de Janeiro, de segunda a sexta, das 18h às 20h30.

A distribuição dos candidatos aprovados nos blocos pré-definidos ocorrerá mediante análise da documentação escolar comprobatória ou por avaliação de nivelamento feita no CAp-Uerj. Cada segmento tem duração projetada de um ano, dividido em três trimestres, mas que podem ser reduzidos ou estendidos de acordo com o desenvolvimento individual do aluno.

O processo seletivo, realizado em fluxo contínuo, visa atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos, contemplando os excluídos do sistema educacional ou aqueles que não tiveram acesso a ele nas faixas etárias regulares. As vagas remanescentes serão preenchidas ainda em 2023.

Lançado em maio deste ano, o ProejaiCAp-Uerj é um projeto-piloto de iniciação à docência, vinculado à Pró-reitoria de Graduação (PR1), que também abriu um novo campo de estágio para estudantes de licenciatura da Universidade. O programa não emite certificado de conclusão ou diploma. No entanto, ao final do curso, os alunos regularmente matriculados receberão uma declaração de participação e poderão ser inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Dúvidas ou pedidos de informações devem ser encaminhados para proejaiprocessoseletivo@uerj.br

Notícia atualizada em 16/11/2023.