Campanha da Enfermagem distribui preservativos para a comunidade acadêmica

27/08/201911:42

O número de casos de AIDS vem diminuindo progressivamente nos últimos anos no Rio de Janeiro, de acordo com dados do Ministério da Saúde, porém vale lembrar que, de acordo com a Gerência Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde, entre 2007 e 2018, cerca de 24 mil casos de HIV foram notificados no estado.  Para manter o número em queda, a Faculdade de Enfermagem, com apoio da Prefeitura dos Campi, está distribuindo preservativos no balcão de informações do andar térreo do campus Maracanã da UERJ.

Uma caixa com centenas de preservativos está disponível, enquanto houver estoque, para quem quiser pegar. A campanha, que estava suspensa há pouco menos de um ano, voltou para incentivar a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis entre a comunidade que frequenta a Universidade.

“A campanha é para todos! Aos alunos, aos professores, para quem está passando pela UERJ. O foco da distribuição é a prevenção do HIV. A distribuição de preservativos em locais como a UERJ, onde milhares de jovens ficam a maior parte do dia, traz sempre a discussão da importância do uso da camisinha nesse grupo”, ressaltou professor Marcio Tadeu Ribeiro Francisco, do Departamento de Fundamentos em Enfermagem (DEFEN).

“Chegando à UERJ eu passei pela recepção e vi a caixa com preservativos, peguei alguns e vou aproveitar para distribuir entre alguns amigos meus. Na nossa idade é importante o cuidado com a saúde, afinal, temos a vida toda pela frente”, disse Alan Pereira, estudante de Engenharia.