Calendário acadêmico dos cursos de graduação estabelece cronogramas diferentes para calouros e veteranos

11/06/202118:32

Diretoria de Comunicação da Uerj

O calendário para o Período Acadêmico Emergencial 2021/1 dos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi aprovado, nesta quinta-feira (10), pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). Devido à pandemia, as aulas continuarão acontecendo de forma remota. As datas de início e conclusão das atividades serão diferenciadas para calouros e veteranos.

Para as turmas a partir do segundo período, foram criadas duas alternativas de cronogramas: a primeira com 18 semanas, a partir de 19 de julho; a segunda com 16 semanas, a partir de 2 de agosto. Caberá aos centros setoriais, após consulta às unidades acadêmicas a eles vinculadas, decidir sobre a opção adotada, que valerá para todos os cursos daquele centro.

Já os alunos que ingressarem neste ano pelo vestibular terão 13 semanas de aulas, começando no dia 8 de setembro. Um calendário mais enxuto foi necessário, neste caso, devido à previsão de realização da prova do concurso no dia 18 de julho.

Veteranos deverão fazer inscrição em disciplinas no prazo de 28 de junho a 8 de julho. E as solicitações de alterações (SAID) ocorrerão de 19 de julho a 14 de agosto. Posteriormente, de 6 a 20 de outubro, também será possível fazer o cancelamento excepcional de matérias.

A secretaria de cada curso providenciará as inscrições dos calouros aprovados e devidamente matriculados. Desta vez, não haverá possibilidade de SAID para eles, mas será permitido cancelar disciplinas, entre 21 de outubro e 4 de novembro.

Assim como nos dois períodos anteriores, o trancamento especial de matrícula poderá ser feito até o último dia de aula, pelo sistema Aluno Online. A medida também vale, excepcionalmente, para os estudantes de primeiro período.

Uma novidade acrescentada às normas do Período Acadêmico Emergencial 2021/1 é a previsão de Oportunidades Acadêmicas – atividades fora do período regular de aulas, que serão computadas no currículo do aluno. Poderão ocorrer nos seguintes formatos: Avaliação Suplementar; Atividades Complementares; Disciplina Condensada; Curso de Extensão; e Curso de Férias. 

A oferta das Oportunidades Acadêmicas será definida pelas unidades, seguindo as especificidades das graduações. De acordo com o calendário, deve ocorrer a partir do dia 25 de junho, com término até 17 de julho (para cursos de 18 semanas) ou até 31 de julho (para cursos de 16 semanas).

Confira a deliberação na íntegra.

Veja as principais datas para veteranos e calouros:

VETERANOS

18 semanas    

16 semanas 

Inscrição em disciplinas

28 de junho a 8 de julho

Início das aulas

19 de julho

2 de agosto

SAID

19 de julho a 14 de agosto

Cancelamento excepcional PAE

6 a 20 de outubro

Término das aulas

19 de novembro

 

CALOUROS

13 semanas

Início das aulas

8 de setembro

Cancelamento excepcional PAE

21 de outubro a 4 de novembro

Término das aulas

4 de dezembro