Atos normativos da Uerj passam a ser publicados no Catálogo Online da Rede Sirius

06/04/202117:09

Um antigo e importante integrante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro está se aposentando. Ao completar 65 anos de existência, o Boletim Uerj sai de cena deixando um histórico de divulgação de atos normativos da Reitoria, conselhos universitários, faculdades, institutos e demais unidades da administração central. O veículo nasceu impresso, em 1956, evoluiu para o meio eletrônico, em 2002, e agora ganha espaço em uma plataforma mais moderna e com mais recursos: o sistema de automação SophiA, software de gestão de acervos utilizado pela Rede Sirius de Bibliotecas.

A migração da guarda e exibição de portarias, resoluções, atos executivos e deliberações, entre outros, para o Catálogo On-line da Rede Sirius traz inúmeros benefícios e aperfeiçoamentos que não eram mais possíveis no Boletim Uerj Eletrônico. “No SophiA, o usuário tem uma melhor experiência de consulta aos documentos da Universidade, com disponibilização de vários campos de busca, em uma interface mais amigável”, explica a coordenadora do Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID) da Rede Sirius, Luciana Avellar.

O novo sistema possibilita “a realização de busca avançada, ou seja, é possível a combinação de campos para alcançar um resultado mais preciso. Permite, ainda, que a situação do documento seja informada na hora da inclusão do registro:  ato em vigor, revogado, sem eficácia ou sem revogação explícita. Além disso, as relações entre os atos podem ser informadas em campos específicos”, completa.

Para consultar o novo sistema, visite o site da Uerj e clique em “Legislação interna” ou acesse diretamente a página da Rede Sirius. Na caixa de busca do sistema, clique em “Catálogo Online” e depois na aba “Legislação”.

Confira o passo a passo sobre o sistema com o tutorial disponível no canal da Rede Sirius no YouTube.