Aluno da UERJ conquista prêmio em congresso de Medicina do Esporte

09/09/201914:57

Diretoria de Comunicação da UERJ

Thiago Teixeira Guimarães, estudante do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), conquistou o primeiro lugar no 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), realizado entre os dias 28 e 31 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Com a pesquisa Excesso de Exercício Físico Aumenta a Suscetibilidade de Infecções em Macrófagos, em desenvolvimento desde 2015, ele foi um dos 159 participantes que tiveram os trabalhos selecionados para o evento, chegando à etapa final junto a outros oito concorrentes. A apresentação dele se destacou e garantiu o prêmio de 2 mil reais.                                           

“Fiquei muito feliz. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte é muito conceituada. O periódico deles tem uma excelente classificação internacional. Fiquei realmente muito emocionado. Penso todos os dias sobre os possíveis efeitos colaterais do exercício, há pelo menos uns dez anos, quando iniciei meu mestrado em neurociência. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Existe um paradigma social de que quanto mais, melhor. A estratégia pode ser arriscada, independente da idade e nível de condicionamento. Precisava entender mais esse paradoxo e resolvi arriscar numa área muito promissora, a imunologia”, conta o doutorando.

A professora Patrícia Dutra, orientadora de Thiago, ressalta a importância da valorização da ciência. “Em plena época de crise financeira na pesquisa brasileira, ter seu trabalho classificado em primeiro lugar em um congresso Sul-Americano renova os ânimos e a esperança de que todo nosso trabalho e esforço valem a pena”, avalia a docente da Faculdade de Ciências Médicas.