Agenda 2030: Uerj promove encontro para debater sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável

20/11/202011:06

Diretoria de Comunicação da UERJ

Professores e alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se reúnem nos dias 24 e 26 de novembro, às 18h, para discutir ações relacionadas à Agenda 2030 – plano adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover mudanças globais de ordem econômica, social e ambiental, visando erradicar a pobreza e proteger o planeta.  O encontro virtual busca ampliar pontes e favorecer parcerias entre as múltiplas áreas de conhecimento existentes na Uerj, incluindo ensino, pesquisa e extensão, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Agenda 2030 na Uerj

“As universidades têm a possibilidade e o dever de impulsionar a mobilização da sociedade em prol desses 17 objetivos, produzindo, consolidando e disseminando conhecimentos científicos relevantes”, afirma o professor Eduardo Faerstein, do Instituto de Medicina Social (IMS) e coordenador do Programa Agenda 2030 na Uerj, criado em dezembro de 2019. 

De acordo com Faerstein, a ideia é integrar pesquisadores cujos projetos se encaixem nas temáticas referentes às dimensões do desenvolvimento sustentável, que incluem combate à desigualdade, à pobreza, à fome, à violência, à discriminação por gênero, entre outras. “Neste momento estamos convidando colegas de diversas áreas. Na sequência, vamos organizar uma disciplina eletiva universal sobre a Agenda 2030, que será coordenada em rodízio pelas unidades acadêmicas que a aprovarem”, anuncia.

O evento “Uerj na Agenda 2030 – Um Mosaico” vem promover importante debate, principalmente no momento atual, quando o planeta enfrenta as consequências da Covid-19. “A pandemia evidenciou a profunda crise civilizatória em que estamos imersos, em todas as dimensões necessárias ao pleno desenvolvimento humano”, ressalta Faerstein.

O evento será transmitido pelo canal da Agenda 2030 na Uerj no You Tube.

Para obter certificado, faça sua inscrição.

Confira a programação no site do evento