Aberta Mostra de Estágio Universitário

29/10/201912:58

Foi aberta na manhã desta terça-feira (29/10), no auditório da Reitoria, a Mostra de Estágios Universitária 2019 (MEU). A UERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação  do Rio de Janeiro e as coirmãs UENF, UEZO, Faetec e Cecierj estão promovendo o evento que vai até o próximo dia 05. Organizada pelo Departamento de Estágios e Bolsas (Cetreina), a iniciativa tem como tema: A Reinvenção da Formação e o Mundo do Trabalho. Com eventos virtuais e presenciais, o objetivo é aproximar os estudantes do mercado de trabalho e apresentar programas de estágios e trainees.

O evento foi aberto pela professora Maria Isabel de Castro, subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação. “É muito importante estarmos juntos e caminharmos para o crescimento”, destacou. A vice-reitora da UERJ, Maria Georgina Muniz Washington, contou sobre o surgimento da mostra virtual. “Foi num momento de crise do nosso estado. O espaço virtual foi o possível, foi uma necessidade, mas é uma ideia inovadora. Seguimos com este formato porque possibilita muitas oportunidades a muito mais pessoas”, revelou.

Já a sub-reitora de graduação da UERJ, Tania Carvalho Netto, deu boas-vindas aos participantes e também destacou o caráter inovador da iniciativa. “É uma alegria enorme receber nossas coirmãs nesta manhã. Outras instituições não fazem uma mostra virtual com tanta competência e oferecendo tantas oportunidades aos estagiários”, disse.

Vinda de Campos dos Goytacazes, a professora Marina Suzuki, pró-reitora de graduação da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) destacou a MEU como uma ótima oportunidade para os estudantes de sua universidade. “O Norte Fluminense tem poucas vagas de estágio, principalmente na área de tecnologia, porque tem poucas indústrias. Esta mostra funciona como uma vitrine para o mercado de trabalho. Ser virtual é fantástico pra nós porque estamos há quatro horas de distância do Rio”, explicou.

Para a pró-reitora da UEZO (Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste), Vânia Lúcia Muniz de Pádua, a iniciativa que une as universidades estaduais é uma forma de resistência acadêmica e incentivo à busca pelo mercado de trabalho. “A união faz a força e o estágio é um requisito muito importante na graduação”, finalizou.

Os futuros profissionais terão a chance de conferir temas ligados às carreiras e manter contato com empresas. O evento está acontecendo em ambiente totalmente virtual, incluindo versão mobile, mas conta também com atividades presenciais. O sistema foi desenvolvido para proporcionar uma experiência interativa a todos os usuários, com acesso facilitado às informações sobre as tendências do mercado. Além do período da mostra, a plataforma virtual ficará disponível durante um ano. A mostra está acessível no endereço www.meu.rj.gov.br. Confira a programação presencial.