A Uerj é a sua cara! Conheça o novo folheto institucional, com informações e indicadores da Universidade

19/07/202311:36

Acaba de ser lançado o folheto institucional oficial da Uerj, material rico em informações sobre sua história, conquistas e principais indicadores, traduzindo a relevância da sua produção em ensino, pesquisa, extensão e cultura para a sociedade fluminense. Com o crescimento da Uerj nos últimos anos e o aumento e fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) identificou a necessidade de se produzir um conteúdo atualizado e comprometido em expandir o conhecimento sobre a Universidade.

“Desde que assumimos a Comuns, diagnosticamos a falta de um material institucional que refletisse o atual momento da nossa Universidade e a apresentasse de forma adequada, valorizando sua imagem e seu perfil inclusivo, como uma instituição pautada pela diversidade, pluralidade e democracia”, comenta Ana Cláudia Theme, diretora de Comunicação Social. “Esperamos, então, a plena retomada das atividades presenciais para elaborarmos imagens que traduzissem esses conceitos”, complementa.

Já na capa há um grande mosaico, composto por 256 fotos produzidas de forma padronizada, reunindo alunos e trabalhadores de diferentes perfis e idades. Para que o material expressasse ainda mais toda essa pluralidade, a Comuns convidou a comunidade a participar. “Por meio de uma criativa ação de comunicação interna, montamos um estúdio móvel de fotografia que, durante alguns dias, captou imagens de estudantes, técnicos administrativos, docentes, colaboradores, alunos do CAp e da UnATI. Todo esse material fotográfico compõe a capa e valoriza nossa essência: as pessoas, que constroem uma Universidade melhor e mais inclusiva a cada dia. Afinal, a Uerj é a nossa cara!”, comemora a diretora.

As equipes da Comuns e do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) também visitaram todos os campi e unidades externas para fazer registros em foto e vídeo, voltados tanto à folheteria quanto à construção de um acervo de imagens.

“O conceito editorial e gráfico da folheteria buscou traduzir os principais valores da nossa Universidade, como uma instituição de excelência e socialmente referenciada”, ressalta Eneida Leão, coordenadora de Projetos Especiais, setor da Comuns que ficou à frente de todo o processo de elaboração da publicação, desde a sua concepção até sua produção.

Com design refinado, ricamente ilustrado e produzido em papel de alta qualidade, o folheto institucional é multilíngue, visando a atender aos visitantes estrangeiros. Os textos em português receberam versões em inglês, francês e espanhol, numa parceria com o Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César, do Instituto de Letras.

O conteúdo apresenta os seguintes tópicos: “Da Favela do Esqueleto a um centro de excelência”, um breve histórico da Uerj; “DNA de vanguarda e inovação”, os diferenciais da instituição em ensino, pesquisa e extensão; “Presença marcante no Estado do Rio de Janeiro”, onde estão localizados os seus campi e unidades externas; “Projeção internacional em ensino e pesquisa”, o reconhecimento da Universidade no exterior; “Compromisso com a população fluminense”, o resultado de seu investimento em saúde e extensão; “Polo irradiador de cultura”, equipamentos culturais da Uerj.

Além disso, o material conta com um encarte onde são apresentados os principais números oficiais da instituição, como quantitativo de alunos, cursos, bolsas, entre outros. Por ser independente do restante do folheto, este documento poderá ser atualizado periodicamente.

A tiragem de 1.500 exemplares impressos será distribuída de forma estratégica entre os setores da Uerj, com foco principal naqueles que atuam com delegações externas. No entanto, a unidade que constatar uma demanda na qual o uso do material seja adequado poderá entrar em contato com a Comuns pelo e-mail comuns@uerj.br.

Conheça a versão digital do folheto.