Diretoria de Comunicação da Uerj
O Campus Zona Oeste recebe, no dia 9 de outubro, a partir das 10h, a 1ª Festa Literária da Uerj (Fluerj), promovendo o encontro entre Universidade e sociedade por meio da literatura e da cultura. Criado pelo projeto de extensão universitária “Ações transversais da Biblioteca CZO”, o evento celebra a palavra em movimento, os diálogos e os afetos, fortalecendo a presença da Uerj em Campo Grande e região. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia do evento, por meio de formulário online.
Em sintonia com o ano comemorativo “Rio Capital Mundial do Livro”, instituído pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, a 1ª Fluerj tem como objetivo criar um espaço de encontro, formação e valorização da produção artística local. A festa pretende afirmar o papel da Uerj como agente de transformação e difusão de saberes.
Segundo Silvia Fernandes, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/Uerj-ZO) e uma das idealizadoras do evento, a festa também busca dar visibilidade à produção cultural da região. “O público pode esperar escritores, artistas, apresentações de sarau e slam, além de prestigiar os artistas da região. A ideia é mostrar o potencial cultural da Zona Oeste, que muitas vezes carece de equipamentos culturais, mas tem uma produção intensa e pulsante”, afirma.
A biblioteca como espaço de cultura
A Fluerj nasce vinculada ao projeto de extensão “Ações transversais da Biblioteca CZO”, coordenado pela bibliotecária Joice Soltosky Cunha. Para ela, a festa literária é fruto da necessidade de trazer atividades culturais a um campus que não possui cursos das áreas de humanas ou artes. “Esse evento reflete a nossa busca por desenvolver ações que ampliem o papel da biblioteca, mostrando que ela pode ser também um espaço de acolhimento, criação e cultura”, afirma.
“A equipe de voluntários, composta por estudantes de cursos diversos, como Ciências Biológicas e Engenharias, demonstrou grande interesse em suprir a carência de iniciativas culturais no campus”, complementa Joice. Além disso, a proposta tem recebido apoio da comunidade local.
A iniciativa inclui ainda um levantamento de informações para compor um inventário cultural da comunidade acadêmica, identificando habilidades artísticas de alunos, docentes, técnicos e visitantes. A ideia é tornar essa pesquisa permanente, vinculada à biblioteca. “Já realizamos oficinas de xadrez, cineclube e rodas de conversa. Agora, com a Fluerj, queremos reforçar que o espaço acadêmico não precisa ser apenas rígido, mas também um lugar de bem-estar, identidade e apoio, onde a arte e a cultura ajudam a aliviar tensões e aproximar pessoas”, conclui Joice.
Programação
A abertura da 1ª Fluerj contará com autoridades da Uerj e da Secretaria Municipal de Cultura, seguida de uma série de painéis, oficinas, apresentações musicais e atividades interativas, como sarau e slam. O evento será realizado ao longo do dia na Biblioteca do Campus Zona Oeste, que fica na Av. Manoel Caldeira de Alvarenga, 1.203, Campo Grande.
Confira a programação completa:
10h às 10h30 – Abertura institucional e autoridades
Reitoria, Rede Sirius, Decult, FCEE, FCBS, Secretaria Municipal de Cultura e IESK
Mediação: Silvia Fernandes (jornalista, produtora cultural e mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental)
10h30 às 12h – Painel 1: “Literatura e formação de leitores”
André Mansur (escritor, jornalista e memorialista), Elisabeth Manja (escritora e produtora cultural do Instituto Territórios Diversos – Sepetiba), Pituka Nirobe (gestora da Biblioteca Municipal Manuel Ignácio da Silva Alvarenga, Campo Grande), Rinaldo Magallon (diretor da Rede Sirius/Uerj)
11h às 12h – Oficina: “Ilustração de livros”, com Alan Castilho (cenógrafo pela UFRJ, Ideias Espaço Criativo), Sala 2, Prédio II
12h às 12h30 – Apresentação musical de Carlinhos Dantas (saxofonista)
12h30 às 13h30 – Pausa para almoço
13h30 às 15h – Painel 2: “Literatura e juventude: perspectivas, práticas e pertencimento”
Mediação: Angelo Figueiredo (educador e estagiário da Rádio Uerj). Com Preta Poética (artista, poeta e produtora cultural do Instituto As Josefinas), Anna Sol (artista e escritora do Centro Arte Solar), Vitor Mihessen (Casa Fluminense), Bruno Black (escritor, agente literário e produtor cultural, mestrando em Literatura Brasileira/Uerj)
13h às 14h – Oficina: “Mapas mentais como ferramentas de apoio à jornada acadêmica”, com Malu de Carvalho (bibliotecária da Biblioteca CEH/D – Rede Sirius), Sala 2 – Prédio II
15h às 16h20 – Microfone aberto – “Entre versos e vivências: poesia como arte, expressão, identidade e resistência”
15h às 15h40 – Sarau: Circuito Literário Conversa com Verso, apresentado por Sônia Abreu (conselheira de Cultura da SMC e vice-presidente da Academia de Letras da Zona Oeste)
15h40 às 16h20 – Slam Sepetiba, com Viajante Lírico (MC, poeta, escritor, ator e comunicador)
16h20 às 17h20 – Painel 3: “Autores em cena”, com Alaide de Sá Barreto (professora, Uerj-ZO/FCBS),
Vânia Lúcia de Pádua (professora, Uerj-ZO/FCBS), Amada Zambrana Coronado (Laboratório Didático de Biotecnologia Uerj-ZO), Ronaldo Dória Jr. (escritor e servidor administrativo Uerj-ZO), Paula Beatriz da Silva Lima (bióloga e mestranda PPGCTA/Uerj-ZO), Rita Gemino (escritora e professora do Instituto de Educação Sarah Kubitcheck ) e Katia Pires Chagas (escritora e gestora pública na educação estadual do RJ)
17h20 às 18h – Apresentação musical: Igor Ferreira – Voz e violão (discente de Farmácia, Uerj-ZO)
18h – Encerramento