Diretoria de Comunicação da Uerj

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, na última quarta-feira (13), durante o Rio Innovation Week 2025, uma importante medida para ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito. Esse ano, cerca de 15 mil estudantes que cursam o ensino médio na rede pública estadual — incluindo unidades da Seeduc, Faetec e Cecierj — estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição da segunda fase do Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A isenção foi anunciada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Anderson Moraes, e pelo vice-reitor da Uerj, Bruno Deusdará, e é fruto de uma parceria entre a Secti, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a própria Uerj. Até então, os candidatos pagavam R$ 120,00 para participar do Exame Discursivo — etapa que seleciona estudantes para as vagas da Universidade. Com a medida, milhares de jovens terão condições mais acessíveis para participar do processo seletivo, ampliando as oportunidades e reduzindo barreiras financeiras.
“Mais do que um incentivo, essa é uma política pública de inclusão. Estamos criando condições reais para que nossos jovens tenham acesso à universidade e possam transformar suas vidas por meio da educação”, destacou Moraes. A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a democratização do acesso ao ensino superior e a valorização da educação pública como ferramenta de transformação social.
Deusdará também ressalta a importância da iniciativa. “Essa medida dá tranquilidade aos estudantes e às suas famílias, para que possam disputar uma vaga na Uerj e sonhar em estar aqui. A Universidade está muito feliz e estimula todos os estudantes a participarem do Vestibular. Temos vagas em muitos cursos, para os vários talentos e profissões. Queremos a juventude do estado do Rio de Janeiro aqui conosco”, afirma.
As inscrições para o Exame Discursivo – composto por uma redação e dois testes específicos, de acordo com a opção de curso – serão realizadas de 9 de setembro a 3 de outubro. Podem concorrer, os candidatos aprovados (pontuação acima de 40% – conceitos A, B, C e D) em pelo menos um dos dois Exames de Qualificação.
Foto: George Magaraia