Diretoria de Comunicação da Uerj
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza, nesta segunda-feira (14), das 9h às 13h, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), a primeira edição do Fórum de Inovação, Startup e Incubadora em Saúde. Organizado pela Incubadora e Aceleradora de Base Tecnológica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (InovaHupe) e vinculado à Pró-reitoria de Saúde (PR5), o evento é uma iniciativa inédita que busca ampliar as possibilidades de criação, desenvolvimento e sustentabilidade de soluções inovadoras direcionadas à área.
Segundo o pró-reitor de Saúde (PR5) e coordenador da InovaHupe, Ronaldo Damião, o encontro fortalecerá a cultura da inovação no ambiente universitário e hospitalar, estimulando o diálogo entre a academia, o setor produtivo, os agentes públicos e a sociedade. “A proposta do Fórum é incentivar a aproximação entre universidade e empresa, divulgar oportunidades de fomento e destacar caminhos possíveis para a constituição de startups de base tecnológica. Além disso, o evento valoriza as iniciativas locais do hospital, incentivando o compartilhamento de experiências e a criação de espaços para networking entre atores estratégicos do ecossistema de inovação em Saúde”, afirma Damião.
O evento prevê palestras de inovações do hospital universitário como a cirurgia robótica, transplantes, o Programa Hupe Digital e a Rede Pró-SUS. Haverá ainda apresentações sobre as iniciativas de fomento de entidades como a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Inovação amplia acesso a todos e fortalece o SUS
O Fórum surgiu para apresentar a Incubadora e os caminhos possíveis para a criação de startups em saúde, desde a validação de ideias até a estruturação de modelos de negócios, com destaque para os mecanismos de apoio disponíveis dentro da Universidade, conforme explica a coordenadora adjunta da InovaHupe, Renata Angeli.
“A ideia é reforçar o papel da universidade pública como agente transformador da sociedade, comprometida com a inovação que gera valor social, amplia o acesso à saúde e fortalece o SUS. Em breve, será lançado pelo InovUerj o edital das incubadoras para receber novas empresas. A partir do nosso evento, queremos estimular novos projetos inovadores”, conta a coordenadora, que também é professora de Empreendedorismo e Propriedade Intelectual da Uerj.
O I Fórum de Inovação Startup e Incubadora em Saúde é gratuito e aberto às comunidades interna e externa, extensivo a alunos, professores, empresários, empreendedores e, especialmente, aos profissionais de saúde. As inscrições são recebidas pelo site do evento e haverá certificados de participação.
O encontro acontecerá no Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (Cepem) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), 1º andar, auditório 30. O Hupe fica no Boulevard 28 de Setembro, 77, em Vila Isabel.
Confira, a seguir, a programação:
9h às 9h30 – Café de boas-vindas
9h30 às 10h – Mesa de abertura
Com a participação da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva; do pró-reitor de Saúde (PR5), Ronaldo Damião; da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), Elisabeth Macedo; da presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela; da presidente da Faperj, Caroline Alves; do diretor do InovUerj, José Brant; e da coordenadora adjunta da InovaHupe, Renata Angeli.
10h às 11h – Mesa-redonda: Financiamento da Inovação em Saúde
Moderador: pró-reitor de Saúde (PR5), Ronaldo Damião
Com a participação da presidente da Faperj, Caroline Alves; da captação de fomento da Firjan, Katia Aguiar; da captação de fomento do Sebrae, Maria Cláudia; e do diretor de Operações da Antera Gestão de Recursos, Sérgio Yates.
11h às 12h – Mesa-redonda: Inovação no Hupe
Moderador: assessor da PR5 e infectologista Marcos Junqueira do Lago
Tema: “Implementação do Projeto Hupe Digital”, com Alexandra Monteiro (Telessaúde)
Tema: “Transplantes renais”, com Danilo Souza Lima da Costa Cruz (Urologia)
Tema: “Robôs na saúde pública: a Revolução Cirúrgica do Hupe”, com Rui de Teófilo e Figueiredo Filho (diretor do Hupe)
Tema: “Rede Pró-SUS”, com Tatiane Alves
12h às 13h – Mesa-redonda: Cases de empresas inovadoras em Saúde
Moderadora: Renata Angeli, coordenadora adjunta do InovaHupe
“Shaped IN”, com Luiz Lannes
“Dosimagem”, com Mirta Torres
“Heptech”, com Rafael Aquino
“Riogen”, com Maria Beatriz Mota (InovaHupe)
“Hunai”, com Vinícius Ribeiro (InovaHupe)