Projeto Ecomuseu Recicla transforma lixo em arte

03/06/201914:16

Preocupados com a gestão de resíduos de garrafas PET da Região Oceânica de Ilha Grande, projeto cria interação entre a comunidade local e gera artesanato consciente

Alertas sobre a proteção ambiental têm se tornado cada vez mais urgentes, pois cientistas especulam o curto tempo de 12 anos para evitar que o planeta atinja um alto nível de aquecimento global e provoque fenômenos extremos. É pensando em um desenvolvimento sustentável e em uma forma de colaborar com o meio ambiente que o Ecomuseu de Ilha Grande deu início ao Projeto Ecomuseu Recicla, um trabalho de coleta e reciclagem de garrafas PET.

Criado em 2016 pelo diretor do Departamento Cultural da UERJ (Decult), Ricardo Gomes Lima, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o “Ecomuseu Recicla” tem o objetivo de desenvolver uma rede local para reutilização de resíduos de garrafas PET em artesanatos, utensílios e construções. Executado na Vila de Dois Rios, o projeto proporciona o recolhimento e limpeza das peças e a realização de oficinas de produção, envolvendo artesãos convidados, professores e técnicos da UERJ e moradores.

A ação possui ainda mais relevância porque acontece na Ilha Grande, sem oferta suficiente de transporte de resíduos para o continente. O acesso à região da Vila é difícil. É necessário percorrer uma trilha de, aproximadamente, 9 km. Por ser uma zona costeira, a área não possui aterro sanitário. Isso favorece o acúmulo de lixo. Assim, a reciclagem é muito necessária.

Com a iniciativa, diversos artesãos passaram a utilizar PET na produção de suas artes. Ao mesmo tempo em que criam bancos, sofás, brinquedos, vasos de plantas, lustres, entre outros artigos, contribuem na redução da quantidade de garrafas que tinham como destino os rios, as praias e a florestas da Ilha Grande.

“Hoje a gente não tem mais nenhuma garrafa PET na Vila Dois Rios”, conta, orgulhosa, a professora Thereza Rosso, doutora em engenharia oceânica com análise em poluição em zonas costeiras e, por isso, foi convidada pelo professor Ricardo Gomes a coordenar o projeto com ele.

Thereza foi coordenadora do Museu do Meio Ambiente no Ecomuseu Ilha Grande durante oito anos. Nesse período, teve a oportunidade de conhecer mais de perto o Projeto Ecomuseu Recicla. “Eu sou uma pessoa que corro muito atrás de possibilidades de capacitação de recursos para projetos e, vendo essa oportunidade, quis muito dar continuidade ao projeto do Ricardo”, explica.

Além da produção de objetos de decoração e mobília, engrenados pelos bons resultados, também começaram a ser produzidas construções maiores, como canteiros, cercas e muros de garrafas PET, no Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande.

Outro ponto positivo do projeto é a troca de conhecimentos e experiências com a comunidade e o aumento da responsabilidade ambiental, em função da importância de um projeto como esse. “O projeto foi muito bem recebido. Com ele, ajudamos a comunidade local a desenvolver um artesanato consciente”, conclui Thereza.

Essa interação com a população da Vila Dois Rios resultou em uma parceria com o Museu de Arte Moderna de Resende. No próximo dia 12 de junho, o espaço recebe uma exposição das peças produzidas pelo “Ecomuseu Recicla”. A renda será revertida para aos artesãos envolvidos. Além disso, serão realizadas oficinas de artesanato com materiais reciclados, buscando capacitar mais pessoas e despertar o interesse pelo artesanato consciente.

Conheça outras iniciativas

Gestão de resíduos na UERJ

Projeto que visa diminuir o lixo orgânico traz pomar e horta para a universidade