Crianças com câncer do Hupe recebem Festa de Natal no Museu do Amanhã

11/12/201813:55

Diretoria de Comunicação da Uerj

Papai Noel, personagens vivos, distribuição de lanche e presentes fizeram a alegria da criançada

A chefia de hematologia pediátrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), com a idealização da médica hematologista Patrícia Horn, realizou, no último dia 4 de dezembro, uma festa de Natal para as crianças com câncer em tratamento na unidade. Neste ano, a sexta edição da confraternização aconteceu no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro da Capital.

Nos anos anteriores, o evento foi realizado em outros pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Parque Lage. Segundo Patrícia Horn, o objetivo é propor um momento de lazer para os pacientes e familiares que não costumam fazer este tipo de passeio. “O tratamento de hemato é prolongado, os pais ficam muito tempo dentro do hospital e isso gera angústia no ambiente familiar. Além disso, a maioria não conhece os pontos turísticos do Rio de Janeiro porque são caros e distantes”, declara a médica.

As crianças conheceram todo o espaço do Museu, mas a sala “Cosmos” foi a que fez mais sucesso tanto entre o público infantil quanto entre os adultos. “Achei muito legal! Apareceu um vulcão, um sol, muitas coisas e eu nunca tinha visto algo parecido. A sensação de estar aqui dentro é muito boa”, disse Arthur de Carvalho, de 8 anos. No ambiente externo, todos participaram de um lanche coletivo e, por fim, aconteceu a chegada do Papai Noel fazendo a distribuição dos presentes nominalmente, atendendo ao pedido de cada um.

A realização da festa só foi possível graças à colaboração de amigos que ajudam todos os anos com doações que contribuem para fazer a alegria para a criançada. “É um projeto trabalhoso, pois a gente precisa de muitas coisas, como transporte, comida, presentes e eu preciso pedir para os meus amigos. Todo mundo se doa um pouco, ninguém me cobra nada”, disse a médica Patrícia Horn.