Vestibular Uerj 2024: prazo de inscrições para Exame Discursivo vai de 13 de setembro a 4 de outubro

12/09/202314:26

Começa nesta quarta-feira (13) o período de inscrições para o Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular Estadual 2024, para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Podem participar somente os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois Exames de Qualificação (aqueles que obtiveram conceitos A, B, C e D; com pontuação acima de 40%) e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. O prazo termina em 4 de outubro, com acesso pelo site www.vestibular.uerj.br. A taxa, no valor de R$ 120,00, deve ser paga até 5 de outubro. Os beneficiados com a isenção nos exames anteriores estão dispensados do pagamento. Já a prova está marcada para o dia 3 de dezembro, das 9h às 14h.

São oferecidas 6.436 vagas em 76 cursos em diversos campi e unidades externas localizados na capital fluminense e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio. Este último está em fase de implantação. A cidade da Região dos Lagos é a novidade desta edição, com três cursos ofertados: Medicina, Geografia e Ciências Ambientais.

Conforme o edital, o Exame Discursivo será composto por três provas, valendo 20 pontos cada: Redação e dois blocos de disciplinas específicas, de acordo com a graduação escolhida. A seleção cobra também conhecimentos de livros de literatura. Nessa etapa, é indicada a leitura dos romances “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco (prova de Língua Portuguesa e Literaturas), e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne (Redação).

O Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual terá duas novas conferências sobre as obras literárias em destaque no Exame Discursivo. Os encontros presenciais serão realizados nos dias 7 e 21 de novembro, às 15h, no Auditório 11 do campus Maracanã, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj no YouTube, podendo ser acessados a qualquer momento pelos interessados.

Cotas

Em cumprimento à Lei Estadual nº 8.121/2018, 45% das vagas são destinadas aos candidatos comprovadamente carentes, distribuídas pelos seguintes grupos de cotas: 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas; 20% para alunos provenientes do ensino médio da rede pública; 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis, militares e penais e de bombeiros militares, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Para concorrer às vagas reservadas, é preciso ter renda per capita (por pessoa da família) mensal de, no máximo, R$ 1.980,00 (1,5 salário mínimo). Confira no anexo 3 os detalhes dos procedimentos implementados para verificação e validação das candidaturas nessa modalidade.

Retomada

Após três anos com um Exame Único, a Uerj retomou o modelo de duas fases que vigorava antes da pandemia. Para o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Bernardo Krause, o formato atual é o mais adequado, porque possibilita uma avaliação mais precisa e justa dos concorrentes.

“O Exame Discursivo é o ápice do processo, pois nesse momento os candidatos já escolhem as carreiras que desejam cursar. Além disso, as questões discursivas permitem uma avaliação muito mais abrangente e profunda, já que eles precisam se expressar por escrito. Levando à matemática, por exemplo: se você consegue explicar na sua língua materna, como resolveu determinado problema, demonstra que de fato o entendeu, não apenas mecanizou uma sequência de cálculos”, exemplifica. “Ao mesmo tempo, a Universidade manda um recado importantíssimo para o ensino médio e para o ensino fundamental: a Redação é o eixo que deve articular todas as disciplinas e todo o estudo acadêmico”, acrescenta.

O professor ainda destaca quais comportamentos o candidato deve adotar durante o período de preparação para o Exame. “É preciso resistir, não só às tentações, mas principalmente à insegurança pessoal, que nos derruba na hora H. Deve-se insistir, lendo e relendo, estudando e estudando de novo, escrevendo e reescrevendo, pois teremos de fazer isso pela vida afora, não apenas no Vestibular. É necessário também se divertir, não só com o próprio estudo e com os colegas, mas com namoros e entretenimentos em geral, porque… ora, porque a vida é curta!”, finaliza.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail vestibular@dsea.uerj.br.