Universidade recebe reunião do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro

23/01/202013:14

A Uerj recebeu na tarde da última quarta-feira (22) uma reunião do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), no Auditório da Reitoria, no campus Maracanã. Durante o encontro, o reitor Ricardo Lodi Ribeiro esteve presente, fazendo uma saudação de boas-vindas aos integrantes do FIC-RJ, um convênio que reúne dez instituições públicas de ensino superior com o objetivo de promover ações unificadas no campo da política, da produção artística, científica e cultural.

Também participaram do encontro o vice-reitor Mario Sergio Carneiro, os três sub-reitores, Lincoln Tavares, de Graduação, Luis Antônio Mota, de Pós-graduação e Pesquisa e Cláudia Gonçalves, de Extensão e Cultura, além do assessor Domenico Mandarino.

De acordo com o reitor, como a cultura será uma das prioridades da atual gestão, a universidade permanecerá de portas abertas para receber as mais variadas formas de manifestação artística, em diferentes segmentos. “A gente entende que nesse momento que o Brasil está passando, a Uerj tem que cumprir esse papel”, reitera Ricardo Lodi.

Na ocasião, a sub-reitora Claudia Gonçalves ressaltou a importância de se pensar a área cultural de forma democrática e inclusiva. “As instituições de ensino superior devem ser uma caixa de ressonância para o resto do país. Temos de trazer o povo para dentro das universidades, promovendo entregas coletivas de cultura e arte”, afirmou.

Com isso, a Uerj já se comprometeu a sediar a II Conferência Interuniversitária de Cultura, marcada para o mês de junho, com o intuito de elaborar as diretrizes da política cultural a ser adotada pelo  FIC-RJ, nos próximos cinco anos. A reunião contou com representantes da UFRJ, Uerj, Unirio, UFRRJ, Cefet, IFFluminense, IFRJ e Fiocruz.

Veja mais  sobre o assunto na matéria da TV Uerj:

Nádia Mathias