Universidade abre portas para XXXV Enprop

12/11/201920:27

Edição deve reunir 400 pessoas em quatro dias de evento

Começou nesta segunda-feira (11), na UERJ, o XXXV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop). O tema deste ano é “Planejamento Estratégico e Avaliação Multidimensional”. Até a próxima quinta (14), no Teatro Odylo Costa, filho, estarão reunidos pró-reitores; diretores; secretários; palestrantes; e representantes de agências nacionais e estaduais de fomento e de avaliação da pesquisa e da pós-graduação, além da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O objetivo é discutir não só a nova forma de avaliação para os programas de pós-graduação, mas também como as pró-reitorias precisam estar inseridas no planejamento das instituições.

Além do tema geral, o processo de internacionalização desencadeado pelo Capes-PrInt (Programa Institucional de Internacionalização) também será debatido durante os quatro dias de evento, no campus Maracanã. Presidido pelo sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), professor Egberto Gaspar de Moura, a edição deve envolver aproximadamente 250 instituições afiliadas.

“Esse Enprop terá como desafio lidar com quadro de grande instabilidade criado pela escassez de recursos para nossas universidades. Também irá focar nas mudanças econômicas, políticas, no mercado de trabalho e meio ambiente, não só no Brasil, como mundiais”, disse Egberto, que  abriu o encontro, nesta segunda-feira.

A cerimônia de abertura contou com os presidentes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Marcio de Castro Silva Filho; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj), Jerson Lima; da deputada federal representante da Comissão de Educação da Câmara e ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Margarida Martins Salomão; da diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela; além do reitor da UERJ, professor Ruy Garcia Marques.

O Enprop ocorre anualmente e reúne gestores das instituições de pesquisa e de Ensino superior de todo o país. A primeira edição foi realizada em 1985, na Universidade Federal Fluminense (UFF), uma semana após a criação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).  O evento cumpre uma função estratégica, na medida em que aproxima as instituições que desenvolvem a pesquisa e a pós-graduação com as agências de fomento e de avaliação, especialmente a Capes, o CNPq, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e as Fundações Estaduais de Amparo.