Uerj Sem Muros recebe inscrições até 8 de julho; evento reúne trabalhos de ensino, pesquisa e extensão

11/06/202411:11

Diretoria de Comunicação da Uerj

Estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições de projetos para a 33ª Uerj Sem Muros. O objetivo do evento é apresentar à comunidade interna e à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas do conhecimento. Entre os dias 23 e 27 de setembro, o público poderá conhecer os trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos e participar de atividades promovidas por três pró-reitorias: a Semana de Graduação (PR1), a Semana de Iniciação Científica (PR2) e a Mostra de Extensão (PR3). A programação também conta com atrações culturais. As regras e instruções estão detalhadas no Edital.

Alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), esta edição tem como tema “Democracia, sustentabilidade e justiça social”. “A Uerj Sem Muros busca dar visibilidade social para o fazer da Universidade em ensino, pesquisa e extensão, bem como promover o intercâmbio interno entre servidores e discentes envolvidos nas atividades acadêmicas”, aponta a pró-reitora de Extensão e Cultura (PR3), Ana Maria Santiago.

Já o pró-reitor de Graduação (PR1), Antonio Soares, destaca a importância da participação dos estudantes. “Para quem está começando a trajetória acadêmica, apresentar os resultados de uma pesquisa em público pode dar um “frio na barriga” e parece ser uma tarefa muito grande e difícil. Mas, na verdade, é um momento único de congregação entre orientadores e orientandos. A Uerj Sem Muros é uma verdadeira feira de conhecimentos e trocas, em que toda a comunidade universitária é envolvida na divulgação dos trabalhos. Isso mostra uma Uerj viva e pulsante!”, afirma.

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), Elizabeth Macedo, este é um dos momentos mais interessantes de divulgação da ciência, arte e cultura produzidas na Universidade. “É uma oportunidade de interagirmos com a população fluminense, com estudantes de nível médio, nossos futuros alunos, e suas famílias. É também uma ocasião de nos conhecermos melhor, de estabelecermos redes entre nós. Nossos estudantes de iniciação científica, por exemplo, podem conhecer o trabalho dos colegas em temas semelhantes àqueles em que atuam”, pontua. “Na Uerj Sem Muros, festejamos o muito que fizemos durante o ano, confraternizamos entre nós e com a comunidade à nossa volta. A alegria gera ideias e abre possibilidades de fazer diferente”, acrescenta.

Para mais informações, confira o perfil da Uerj Sem Muros no Instagram.