Uerj investe no desenvolvimento estratégico do interior do estado com seminários e plataforma de projetos

10/04/202312:59

Incentivar ações em todas as regiões administrativas fluminenses, por meio de parcerias estabelecidas entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e os municípios, é o objetivo do Centro de Estudos Estratégicos (Ceed). Para apoiar as prefeituras, sobretudo as do interior do estado, duas iniciativas procuram identificar oportunidades de novos projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social das cidades. A primeira delas é a realização dos Seminários de Integração Regional Conecta Uerj-Rio, que cruzarão o Rio de Janeiro, de abril a outubro. A segunda é o lançamento da plataforma Conecta RJ, uma ferramenta de divulgação dos projetos executados pela Uerj que promoverá a integração com os municípios.

Segundo a diretora-adjunta do Ceed, Tatiane Alves, as ações se alinham com a política de interiorização da Universidade. “A Uerj passa a ter um papel muito estratégico porque hoje existe o que a gente chama de economia do conhecimento, que é o casamento entre expertises de universidades, que envolvem centros de pesquisa e laboratórios, com as vocações locais, podendo produzir insumos e novos mercados”, explica, ressaltando que ambas as iniciativas são vencedoras de editais da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Seminários percorrerão o estado

Em 2023, serão realizados oito Seminários de Integração Regional Conecta Uerj-Rio, um em cada região administrativa do estado. O primeiro deles – Região Serrana I – será nos dias 11 e 12 de abril em Nova Friburgo e contará com a participação de 12 municípios, além do anfitrião: Bom Jardim, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Teresópolis, Sumidouro, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Carmo, São Sebastião do Alto, Macuco e Cachoeiras de Macacu.

Os dois seminários seguintes também estão definidos: nos dias 4 e 5 de maio, Cabo Frio sediará o evento com mais dez municípios da Região dos Lagos – Búzios, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Araruama, Rio Bonito, São Pedro d’Aldeia, Casimiro de Abreu, Iguaba, Silva Jardim e Saquarema; e, em junho, a cidade de Areal será a anfitriã da Região Serrana II, com a participação de outros 11 municípios – Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes e Miguel Pereira. O seminário final será em outubro no campus Maracanã da Uerj.

De acordo com o diretor do Ceed, Egberto Moura, a metodologia dos seminários foi inspirada na reunião do Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), em março, que contou com a participação de governadores das duas regiões brasileiras. “A estrutura que vamos adotar ao ouvir os municípios é muito parecida: haverá uma divisão por secretarias e sete áreas temáticas. Passada a mesa de abertura, o resto é trabalho”, antecipa.

Serão formados grupos, com representantes das prefeituras e coordenadores da Uerj, que terão a missão de identificar prioridades para a região em torno dos temas Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Questões Sociais, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ao fim de cada seminário, será produzido um relatório com as demandas e vocações dos municípios. “O reitor vai entregar esses dossiês ao governador como uma peça produzida pela Uerj, e o conteúdo poderá orientar as nossas ações no Ceed e nas pró-reitorias, ajudando ainda a identificar que linhas de fomento e de direcionamento para pesquisa poderemos adotar”, afirma Moura.

Informações a um clique

Em sintonia com os seminários de integração, foi criada pelo Ceed, em 2022, a plataforma Conecta RJ, que se propõe a ser uma vitrine virtual de projetos da Uerj. Pensada inicialmente para apresentar, em uma linguagem acessível, as iniciativas que pudessem ser de interesse das prefeituras, dos gestores públicos e de outros pesquisadores, a ferramenta ganhou novos rumos a partir de um pedido do professor Luís Cristóvão Pôrto, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag), que desejava encaminhar um pedido de fomento à Faperj. “Ele coordena uma pós-graduação profissional em Saúde, e os trabalhos de final de curso deveriam ter a finalidade de ser aplicáveis à sociedade. O primeiro recurso que conseguimos veio dessa parceria: o professor recebeu um financiamento da Faperj e, com isso, tiramos do papel a ideia para testá-la”, conta Tatiane.

Ao montar o portfólio do que iria para o Conecta RJ, o Ceed buscou projetos nos bancos de dados da própria Uerj (Prociência, Banco de Produção Científica, Extensão e Faperj) e, em seguida, organizou cerca de 12 rodadas de seminários internos online, para conhecer a fundo cada iniciativa e identificar aquelas com vocação para serem aplicadas no interior do estado.

Em julho de 2022, foi realizado um pré-lançamento da plataforma, no Teatro Noel Rosa no campus Maracanã, com participação de 14 prefeituras, e ainda um seminário que reuniu mais de 200 pessoas. Desde então, a procura por interfaces da Uerj com os municípios aumentou, em média, 200%, segundo Tatiane. “Enviamos um ofício às prefeituras divulgando a criação da plataforma e o alcance foi surpreendente: de agosto a dezembro, recebemos 22 contatos”, comemora.

Tatiane destaca que o Conecta RJ está em sua fase beta, ou seja, já funciona abertamente ao público, mas ainda recebe sugestões de melhorias dos usuários. O lançamento oficial está previsto para acontecer durante a realização do último seminário de integração, em outubro. E, em dezembro, um aplicativo para smartphones também será disponibilizado. “A plataforma tem atualmente 70 projetos e pretendemos chegar aos 100. Para isso, vamos abrir uma nova rodada de iniciativas, porque sabemos que há outras demandas e os seminários vão nos ajudar muito nesse sentido”, conclui.