Departamento de Cooperação Internacional faz acordo com universidade russa

18/11/201915:54

Nesta segunda-feira (18), os representantes da Universidade de Pedro, o Grande, a Universidade Politécnica de São Petersburgo, na Rússia, visitaram a UERJ para firmar um acordo de cooperação que o consulado russo já vinha desenvolvendo, há um ano, com países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O reitor Andrei I. Rudskoi e sua equipe, composta pelo vice-reitor Dmitry Arseniev, o secretário Vladislav Zhivulin e a coordenadora do Departamento de Cooperação Acadêmica Internacional, Lana Kalikina, foram recebidos pelo professor Ruy Garcia Marques, reitor da UERJ. Rudskoi fez um convite formal a estudantes e pesquisadores para a escola de verão da Universidade de São Petersburgo, onde costumam receber estudantes estrangeiros.

“Nós temos a intenção de estreitar nossos laços com universidades latino-americanas e do BRICS. E, por isso, buscamos fazer contato direto com as principais universidades do Brasil. Estamos interessados na parceria tecnológica e nas áreas de Biomedicina, Computação, Engenharia Mecânica, Design, entre outras”, explicou.

“Do ponto de vista do Instituto de Letras, acho importante, também, que haja possibilidade do conhecimento da literatura e da língua russa”, disse a sub-reitora de Graduação, professora Tânia Carvalho Netto, ao sugerir futuros workshops para marcar a presença russa na Universidade e compartilhar a cultura e história do país.

A Diretoria de Cooperação Internacional também possui diversos outros acordos com universidades do mundo inteiro. Para saber mais, acesse o site.