Uerj e outras instituições alertam em estudo inédito que a Amazônia já emite mais carbono do que é capaz de absorver

08/10/202118:36

Um estudo liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com participação do professor Sérgio Machado Corrêa, da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAT/Uerj), em Resende, mostrou que a Floresta Amazônica vem emitindo gás carbônico em quantidade maior do que absorve. O artigo com o resultado da pesquisa, com dados coletados de 2010 a 2018, foi publicado pela revista científica Nature, uma das mais importantes do mundo.

Corrêa vem se dedicando com exclusividade ao estudo no último ano. “Licenciei-me para atuar como pesquisador visitante no Inpe, no estudo da Amazônia. Já interajo com este grupo do Instituto há alguns anos, mas em 2020 participei da coleta e tratamento estatístico multivariado dos dados. Meu trabalho também é validar e fazer previsões futuras por redes neurais”, explica.

Para desenvolver o estudo, os dados são coletados quinzenalmente em quatro municípios – Santarém, Alta Floresta, Rio Branco e Tefé. Segundo Corrêa, “os pontos foram escolhidos por causa da localização, pois se situam no Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste da floresta, com quatro perfis distintos”. São essas áreas mais afetadas pela degradação ambiental que levam a Amazônia a emitir mais carbono do que consegue absorver.

As coletas são feitas por aviões monomotores, que levam malas contendo de 10 a 12 frascos de vidro em vácuo. A aeronave sobe e, ao descer em espiral, os frascos são abertos automaticamente a cada 300 metros e captam o ar. Os recipientes com o ar captado no voo seguem para o Inpe e são analisados. O professor da Uerj detalha o método: “Calculamos o fluxo de carbono ascendente ou descendente da floresta e conseguimos mensurar se ela está emitindo ou sequestrando carbono. Isso varia ao longo do ano e depende de cada local”.

Todo o trabalho conta com processos seguros e automatizados. As malas com os frascos são enviadas lacradas, por malote, para as empresas de aviação. Elas têm GPS e datalogger. Assim, registram tudo o que acontece, onde cada frasco foi coletado, o dia, a hora e cada altitude. E retornam ao Instituto, onde todas essas informações são verificadas.

O artigo que detalha a conclusão de oito anos de análise tem caráter inédito na comunidade científica, pois, segundo os pesquisadores e a revista, é a primeira vez que um estudo mostra que o potencial de absorção de carbono da floresta diminuiu. E isso só foi possível graças ao uso da nova metodologia de medição.

“Um novo artigo foi submetido à Nature, aprovado e deve ser publicado no início de 2022. Diferente do primeiro estudo, que abordou a emissão de CO2 ligado ao desflorestamento e queimadas, agora o foco será o metano. Este é o segundo gás mais importante do efeito estufa e muito relacionado com a fronteira agrícola, principalmente com a criação de gado e áreas alagadas”, revela o professor.

Sobre as próximas etapas e continuidade da pesquisa, Sérgio Corrêa antecipa que, em 2022, pretende alocar no estudo “alunos de mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental na Uerj, que entrarem no próximo processo seletivo”.