Uerj abre mais de mil vagas para transferência externa e aproveitamento de estudos, com início em 2024

27/07/202310:43

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) publicou o Edital para o processo seletivo de transferência externa facultativa e aproveitamento de estudos de 2024. São 833 vagas para a primeira modalidade e 707 para a segunda, em cursos de graduação no Rio de Janeiro, Petrópolis, São Gonçalo, Resende, Nova Friburgo e Duque de Caxias. As inscrições vão de 27 de julho a 11 de agosto pelo site www.vestibular.uerj.br e a prova está marcada para 17 de setembro, no campus Maracanã.

As oportunidades são destinadas a estudantes de outras instituições de ensino superior, em cursos ou áreas afins, bem como graduados de outras áreas ou similares, com titulação ou habilitação distintas. O exame terá 20 questões objetivas de Leitura em Língua Portuguesa, sendo dez relativas à compreensão e interpretação de textos de divulgação científica, com peso 1, e dez relativas à competência leitora de textos acadêmicos, com peso 2.

Pelo segundo ano consecutivo, os procedimentos para transferência externa e aproveitamento de estudos estão sendo unificados, o que, segundo o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Bernardo Krause, possibilitou a simplificação e a ampliação da oferta de vagas. “É obrigação de uma universidade pública como a Uerj buscar todos os meios para preencher suas vagas remanescentes, de modo a cumprir com sua finalidade principal”, destaca.

Krause aconselha que os interessados analisem as regras com muita atenção, por causa das particularidades desses processos seletivos. “Há várias normas complementares, que variam entre os diferentes cursos oferecidos. Ler o edital com cuidado é fundamental”, ressalta.

Sistema de cotas

Serão reservadas 45% das vagas para candidatos carentes, conforme a Lei Estadual 8.121/2018, sendo 20% para negros, indígenas e quilombolas; 20% para estudantes de ensino médio da rede pública; e 5% para pessoas com deficiência, pessoas autistas e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados pelo serviço.

Haverá verificação de informações sobre os candidatos às cotas raciais, conforme a legislação. A análise será da Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA). Os aprovados na análise socioeconômica serão submetidos a um processo que pode ser dividido em três etapas: fotografia, entrevista online e entrevista presencial. Aqueles que tiverem a autodeclaração indeferida continuarão a concorrer às vagas não reservadas.