Reitoria parabeniza docentes e técnicos pelo Dia do Servidor Público e reafirma ações para garantia de direitos

28/10/202110:07

Diretoria de Comunicação da Uerj

NOTA DA REITORIA

Neste Dia do Servidor Público, quero parabenizar a todos os docentes e técnicos da Uerj e agradecer o esforço que estão empreendendo para a defesa da população do Estado do Rio de Janeiro e o soerguimento da nossa Universidade, a despeito desses dias tão difíceis que ainda vivemos, sob o drama da pandemia de Covid-19.

Acreditamos na importância do respeito aos direitos do servidor e ao primado do concurso público, como pressupostos do sucesso de políticas públicas de qualidade destinadas à população de nosso Estado e de nosso país.

Por isso, no âmbito de nossas competências normativas, temos nos esforçado para prestigiar os servidores, seja por meio do reajuste dos auxílios creche e alimentação, seja através da concessão de auxílios tecnológicos, mas também destravando obstáculos relativos a concursos, progressões e promoções previstos em lei.

Encaminhamos recentemente à Casa Civil do Governo do Estado anteprojeto de lei, aprovado pelo Conselho Universitário, que redefine o plano de cargos e salários dos servidores técnicos da Uerj, a partir de demanda do sindicato da categoria.  E vamos lutar pela sua aprovação, mesmo reconhecendo  as dificuldades de matérias dessa natureza durante o regime de recuperação fiscal. Mas nada na Uerj foi conquistado sem luta. 

Assim, seguiremos lutando, interna e externamente, pela preservação de direitos e por novas conquistas para os servidores públicos, garantindo a sua dignidade e o respeito à população destinatária dos serviços de qualidade. 

Nesse cenário, não nos furtamos a revelar extrema preocupação com a tramitação da PEC 32 na Câmara dos Deputados, que desestrutura o serviço público, abrindo caminho para práticas pouco republicanas. Vamos continuar nos mobilizando para que não seja aprovada. 

Parabéns a todos os servidores públicos da Uerj, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. 

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2021.

Ricardo Lodi Ribeiro
Reitor