ProPEd celebra 40 anos de excelência na formação de educadores

06/12/201916:29

Na tarde desta quinta-feira (5), na Capela Ecumênica, foi realizada a solenidade em celebração aos 40 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (ProPEd). O evento, que faz parte do calendário de comemorações pelo aniversário da Universidade, contou com a presença de alunos, professores, técnicos e autoridades.

Primeiro a obter nota máxima (7) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2007, o ProPEd tem o objetivo de articular linhas de pesquisa com o foco no campo pedagógico e sócio-político, garantindo, assim, o compromisso com o pensamento crítico na formação de educadores.

“Os anos de 2016 e 2017 foram difíceis para a nossa Universidade. A crise nos trouxe muitas dificuldades, o que deve ter repercutido na avaliação da Capes, em 2017. Contudo, o ProPEd não se abalou e manteve o conceito máximo”, comentou o reitor, professor Ruy Garcia Marques. “Esses fatos por si nos mostram a relevância do Programa de Pós-Graduação em Educação”.

A coordenadora do programa, Ana Chrystina Mignot, afirmou em seu discurso o caráter de resistência e democratização do ensino do ProPEd, ao formar novos profissionais e pesquisadores capazes de intervir no cenário local, regional e nacional. “Nosso compromisso é a garantia de ampliação dos direitos dos mais pobres, dos discriminados socialmente, dos alunos e alunas de escolas públicas a que nos aliamos em pesquisas, em salas de aula e nas ruas. Enfrentamos muitas dificuldades, mas também muitas alegrias e vitórias. Em todas as vezes que essas situações aparecem, respondemos com uma expressão: Viva nós!”.