Projetos de destaque na UERJ Sem Muros são premiados

27/11/201916:54

A tarde desta quarta-feira (27) foi de premiação de alunos e professores que se destacaram na apresentação de resultados de pesquisa, de projetos de extensão ou de graduação na 29ª edição da UERJ Sem Muros, realizada em setembro. Os representantes dos projetos que receberam menções honrosas e prêmios foram ovacionados pela plateia que lotou o auditório 93 do bloco F do campus Maracanã.

O reitor Ruy Garcia Marques abriu o evento que reuniu o “IX Prêmio de Graduação Fernando Sgarbi Lima”, organizado pela Sub-Reitoria de Graduação; o Prêmio de Iniciação à Ciência Elizabeth Macedo”, organizado pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; e o “X Prêmio de Extensão Professora Maria Theresinha do Prado Valladares”, organizado pela Sub-Reitoria de Extensão e Cultura. Na cerimônia, a Universidade prestou homenagens a professores que contribuem para a construção e consolidação permanente do conhecimento.

Na plateia, pessoas como a estudante Larissa Vieira da Costa, de 17 anos, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), que participou com um projeto de Iniciação Científica Júnior e recebeu menção honrosa. Ela conta que, junto com a colega de turma Sarah Lima Sartori, 17 anos, está produzindo um filme sobre a descoberta das estrelas de nêutrons.

A estudante Larissa Vieira da Costa (CAp-UERJ) e o orientador Bruno Mintz (Instituto de Física)

“Eu quero fazer cinema na USP e este projeto foi muito interessante pra nós”, revela a jovem. O orientador, Bruno Mintz, do Instituto de Física, disse que as duas alunas mereceram a menção honrosa. “Elas trabalharam duro. Eu queria interagir com o Ensino Médio e aproveitar pra juntar divulgação científica. Foi a primeira vez que orientei alunos do CAp. Gostamos do resultado”, revela o professor. Ele explica ainda que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, em um laboratório de imagem.

Fernando Sgarbi Lima – O IX Prêmio de Graduação Fernando Sgarbi Lima tem por objetivo destacar os melhores trabalhos apresentados na 18ª Semana de Graduação, que neste ano contou com cerca de 800 trabalhos inscritos, envolvendo 1.376 estudantes. Destes, 276 se candidataram à premiação e 102 passaram à segunda etapa de avaliação.

Maria Theresinha – O X Prêmio de Extensão Professora Maria Theresinha do Prado Valladares é voltado aos estudantes de graduação. Este ano, 44 candidatos se inscreveram. Os bolsistas elaboraram uma redação sobre suas ações no desenvolvimento dos projetos de extensão a que se vinculavam, enfatizando as contribuições para sua formação técnica e cidadã, bem como o impacto dessas ações para a sociedade.

Elizabeth Macedo – A professora Rita de Cassia Prazeres Frangella deu um depoimento emocionado sobre a professora Elizabeth Macedo, homenageada deste ano. O Prêmio de Iniciação à Ciência é voltado aos alunos de graduação da UERJ, a alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do CAp-UERJ e da Rede Pública de Ensino que expuseram seus trabalhos na Semana de Iniciação Científica.