Plateia cheia conversa com candidatos à reitoria

01/11/201912:49

Na noite desta quinta-feira (31), os professores Ricardo Lodi e Mário Carneiro, candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, nas Eleições Gerais UERJ 2019, participaram de um debate no auditório 93 do campus Maracanã. Promovido pela Asduerj, pelo Sintuperj e pelo DCE, o encontro reuniu alunos e servidores. Os presentes tiveram a oportunidade de escutar as propostas do “Orgulho de Ser UERJ”, única chapa candidata, além se sanar as principais dúvidas sobre a futura gestão da Universidade. Entre elas: sistema de cotas, restaurante universitário e incentivo à pesquisa e extensão.

“Nós temos orgulho de ser UERJ. Seguramos a barra da crise, porque temos orgulho. Tenho orgulho da UERJ resistir a tudo o que ela é submetida. Tenho orgulho da UERJ ser a universidade mais popular do Brasil. Tenho orgulho da cara popular que hoje a UERJ tem. Queria que daqui a quatro anos a gente tivesse orgulho de ter se aproximado da comunidade do Rio de Janeiro. Orgulho de ter feito da nossa universidade o maior centro cultural do Estado. E nós vamos fazer isso porque temos equipamento e pessoal para isso. A comunidade vai entender melhor o que é isso aqui”, revelou arrancando aplausos da plateia.

Apesar de ser candidato único à reitoria, o professor Lodi fez uma alerta aos eleitores. “O desafio agora é levar o eleitor à urna. Lembrar que quando é chapa única os eleitos já foram escolhidos pelo processo político pré-eleitoral. Mas a principal decisão ainda está na mão da comunidade: que força os eleitos terão. E neste momento a UERJ precisa de força total para enfrentar os enormes desafios que tem pela frente. Por isso, mais do que nunca é preciso votar!”, disse.

Nem sempre a comunidade acadêmica escolheu seu reitor. Apenas em 1988, ela começou a participar deste processo. O professor Ivo Barbieri, gaúcho formado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estava na UERJ desde 1966, assumiu a reitoria como o primeiro reitor eleito pelo voto direto da comunidade universitária.

O professor Lodi, que deverá ser eleito na próxima semana, será o oitavo escolhido pela comunidade acadêmica, em quase 70 anos de história. Ele também falou como quer ser lembrado. “Queria que daqui a 20 anos, um candidato a reitor dissesse que em 2020 começou a era da extensão e cultura. Eu ficaria muito feliz se isso acontecesse. Sem abrir mão do ensino e pesquisa”, explicou o candidato que assinou uma carta-compromisso com as entidades de representação.

Votação – A eleição acontece nos dias 5,6 e 7 de novembro – terça, quarta e quinta-feiras da próxima semana. Saiba aqui  os locais e horários de votação para alunos e servidores. Participe do processo democrático.