Pesquisa revela que pensamentos indesejáveis durante a pandemia aumentam sofrimento psicológico

27/07/202011:29

Uma equipe do Laboratório de Medidas da Psicologia (Labmedi), do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), desenvolveu uma pesquisa sobre o “Impacto do evento surto de Covid-19 na saúde mental da população do Rio de Janeiro”. Além de buscar compreender este fenômeno, o estudo teve como objetivo gerar dados, baseados em evidências, para que os profissionais de saúde possam atuar em estratégias capazes de amenizar o sofrimento psíquico causado pela doença.

De 10 a 30 de maio, 318 participantes responderam a um questionário eletrônico elaborado pelo grupo de pesquisa formado pelo professor José Augusto Evangelho Hernandez e a doutoranda Aline da Silva Gonçalves, ambos da Uerj. O grupo conta, ainda, com a colaboração da professora da Universidade de Brasília (UnB), Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke.

Os resultados apontam que os pensamentos intrusivos (indesejáveis), a percepção da saúde atual, a idade e o número de coabitantes estão relacionados à afetividade negativa (depressão, ansiedade e estresse) durante a pandemia de Covid-19. Os dados sugerem que as pessoas jovens, que moram sozinhas e com nível de percepção de saúde ruim são mais vulneráveis ao sofrimento psicológico, ficando mais sujeitas à depressão, ansiedade e estresse. Por outro lado, idosos, que não moram sozinhos e com melhor percepção de saúde tendem a níveis mais baixos de afetividade negativa.

“No entanto, cabe ressaltar que o pensamento intrusivo destacou-se em relação às outras variáveis. Ou seja, os pensamentos indesejáveis antecedem e têm maior associação ao sofrimento psicológico. Assim, quanto maior o nível de pensamento intrusivo relatado, maior a afetividade negativa. Na pesquisa, eles se destacaram em mais de 50% dos casos”, explica o coordenador do Labmedi, José Augusto Evangelho Hernandez.

Os pensamentos intrusivos são reações dos seres humanos a eventos de vida potencialmente estressantes. Esses pensamentos levam a um foco restrito de atenção que pode prejudicar a capacidade da pessoa de responder ao mundo externo. Os sintomas afetam ainda habilidades funcionais, profissionais, sociais e emocionais. “Podemos considerar o surto da Covid-19 como um evento de vida impactante, pois as pessoas podem sofrer problemas psicológicos. Os resultados atuais trouxeram evidências de que há sofrimento psicológico entre os participantes da pesquisa e sugerem que intervenções clínicas preventivas sejam implementadas nas políticas públicas de saúde”, alerta a pesquisadora Aline da Silva Gonçalves.